Legislativo

PL que reduz alíquota de ICMS sobre combustíveis será analisado

Matéria, de autoria do Poder Executivo, deve tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 11/07/2022 às 08h37
Assembleia Legislativa vai analisar matéria nesta semana
Assembleia Legislativa vai analisar matéria nesta semana (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Protocolado na semana passada na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que reduz a 18% a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis em todo o Maranhão começará a tramitar na Casa a partir desta segunda-feira.

Leia também: Felipe Camarão critica redução de ICMS sobre combustíveis

O projeto prevê a mesma alíquota, também, para a energia elétrica - para aqueles que consomem acima de 500 quilowatts-hora por mês - e para serviços de comunicação, como telefonia e internet.

A previsão é de que a matéria tramite em regime de urgência, depois de publicada no Diário Oficial da Casa.

O deputado estadual Ricardo Rios (PDT) já protocolou requerimento de urgência. A proposta deve ser aprovada em Plenário.

Na semana passada o presidente do Legislativo Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), assegurou a apreciação do projeto de lei de forma imediata.

Pressão

O tema tem preocupado o núcleo do Governo, depois do forte desgaste provocado à imagem do governador Carlos Brandão (PSB), pré-candidato à reeleição.

Isso depois de noticiada uma Adin protocolada no STF pelo Maranhão e outros oito estados pedindo a declaração de inconstitucionalidade da lei federal que determinou a redução da alíquota de ICMS sobre combustíveis em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.