ESTADO ECONÔMICO

Sebrae comemora 50 anos apoiando o empreendedorismo maranhense

Com capilaridade e vitalidade, instituição está presente nos 217 municípios do estado.

Imirante.com

Sebrae constrói história com transformações na vida dos empreendedores maranhenses (Divulgação)
Sebrae constrói história com transformações na vida dos empreendedores maranhenses (Divulgação)

No último dia 5, o Sebrae comemorou 50 anos. São cinco décadas de uma trajetória de relevantes serviços prestados ao país e ao Maranhão, ao evidenciar os pequenos negócios como força econômica mais expressiva do Brasil.

Quanto à expansão da estrutura do Sebrae, o Maranhão conta hoje com 143 pontos de atendimento diferenciados, cobrindo o estado de ponta a ponta, em rede própria e de parceiros. 

Nos últimos sete anos e meio, o Sebrae Maranhão atendeu mais de 720 mil empreendedores, ofertando em torno de 860 mil soluções em áreas como gestão, finanças, marketing, crédito, inovação, mercado e competitividade. “Somente nos períodos mais críticos da pandemia (2020-2021), foram atendidos cerca de 95 mil empreendimentos com as soluções do nosso portfólio, principalmente porque ampliamos nossa presença digital que, hoje, está à disposição do cliente 24 horas por dia”, reforça o diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade. 

“O marco desta data é bastante relevante. De norte a sul do Maranhão, o Sebrae tem sido um parceiro decisivo na vida dos pequenos negócios e nas soluções para o desenvolvimento do nosso estado, liderando o processo ou em conjunto com outras instituições comprometidas com esse objetivo, atuando em uma economia onde as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais se destacam, compondo um perfil econômico diversificado e promissor”, aponta o diretor superintendente do Sebrae estadual, Albertino Leal de Barros Filho. 

Vocações econômicas

E é como parceiro, que o Sebrae tem ajudado a descobrir e valorizar as vocações econômicas locais e tem apoiado os empreendedores maranhenses. “Seja gerando conexões produtivas, melhorando o ambiente de negócios, promovendo o acesso à inovação, ao crédito, à tecnologia, à transformação digital e ao mercado, seja fomentando a gestão empreendedora eficiente e, também, ajudando a formar as novas gerações de empreendedores e a prepará-los para atuar com eficiência e mais chances de sucesso”, sinaliza o diretor técnico da instituição, Mauro Borralho de Andrade.

Setores de comércio, serviços, indústria, agronegócio, agricultura familiar, construção civil, cultura, economia criativa, agroindústria, turismo, saúde e a economia como um todo recebem os benefícios das intervenções do Sebrae. “Nossa atuação não tem como principal resultado os números apenas, mas se refletem nas transformações geradas na vida dos empreendedores atendidos e na capacidade de, ao escrever sua própria história, tornarem-se especialistas na realização de sonhos”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo de Sousa. 

“Chegamos com ações e soluções nos 217 municípios do estado, somando como rede própria 03 Núcleos de Atendimento (Barreirinhas, Timon e Colinas), 01 Posto de Atendimento Empresarial (Pastos Bons) e 12 Unidades Regionais (Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Lençóis-Munim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís). Como rede parceira, ampliamos ainda mais o nosso atendimento, ao contarmos com o apoio das 115 Salas do Empreendedor (parceria com os Municípios) e das 12 Unidades Regionais da Junta Comercial do Maranhão (Jucema)”, explica a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Rachel Miranda Jordão. 

Parceria FCDL/MA e Sebrae

Executivos da FCDL/MA e do Sebrae discutem ações conjuntas em prol dos micro e pequenos empreendedores (Divulgação)
Executivos da FCDL/MA e do Sebrae discutem ações conjuntas em prol dos micro e pequenos empreendedores (Divulgação)

O cenário do varejo no estado e a possibilidade de ações conjuntas e parcerias entre a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA), visando o desenvolvimento de iniciativas de apoio aos micro e pequenos empreendedores, esteve na pauta do encontro entre representantes das duas entidades.

O encontro ocorreu na sede da FCDL/MA, com as presenças da presidente entidade, Socorro Noronha, e do presidente do Conselho Deliberativo Sebrae, Celso Gonçalo, além de assessores das duas instituições. 

Falsidade Documental

O Conselho Regional de Administração (CRA/MA) firmou parceria com o Conselho Nacional de Peritos Judiciais do Brasil (Conpej) que assegura 10% de descontos para os profissionais registrados e em dia com a anuidade para inscrição no Curso de Perícia em Documentoscopia (Falsidade Documental). Em caso de pagamentos à vista, mais 10% de desconto estão assegurados. 

O curso em formato online, que acontecerá de 11 a 14 deste mês, capacita o profissional a emitir pareceres técnicos e laudos periciais, atestando a autenticidade ou a falsidade de documentos comerciais como identidades, contratos, procurações, certidões e cheques, além de identificar fraudes em cartões de crédito e dinheiro circulante no Brasil.

Perspectivas de consumo

Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de São Luís, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), aponta mais confiança no médio prazo, apesar do indicador ainda estar distante da zona de otimismo, marcando apenas 69,5 pontos.

O que ainda deve dificultar uma recuperação mais acelerada desse componente nos próximos meses é o impacto da inflação sobre o custo de vida das famílias. Esse fator tem afetado também a avaliação que os consumidores fazem sobre o nível de consumo atual, que se manteve estável na passagem mensal, mas segue com apenas 44,2 pontos na escala absoluta, indicando a persistência do pessimismo do ludovicense com sua capacidade de consumo frente ao encarecimento dos produtos alimentícios e de insumos básicos, como energia elétrica e combustíveis.

Inflação em alta

A inflação chegou a 0,67% em junho, após a variação de 0,47% registrada no mês anterior. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi influenciada principalmente pelo aumento de 0,80% no grupo de alimentação e bebidas, que tem grande peso no índice geral (21,26%). No ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado é de 5,49% e, nos últimos 12 meses, de 11,89%. 

“O resultado foi influenciado pelo aumento nos preços dos alimentos para consumo fora do domicílio (1,26%), com destaque para a refeição (0,95%) e o lanche (2,21%). Nos últimos meses, esses itens não acompanharam a alta de alimentos nos domicílios, como a cenoura e o tomate, e ficaram estáveis. Assim como outros serviços que tiveram a demanda reprimida na pandemia, há também uma retomada na busca pela refeição fora de casa. Isso é refletido nos preços”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov. 

VAREJO

Safra de algodão

De acordo com o 10º levantamento da safra de grãos 2021/2022, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de algodão foi iniciada no Maranhão, porém a maior parte das lavouras está em fase de maturação, principalmente na região de Balsas, que semeou a cultura em período mais tardio. Em relação à safra passada, há aumento de, aproximadamente, 6% da produção, como reflexo do crescimento da área cultivada.

25ª edição da Expofran

Tem início neste sábado (9), a 25ª edição da Exposição Agropecuária de Porto Franco (Expofran). O evento, que se estende até dia 17 deste mês, acontecerá no parque de Exposições Alfredo Santos com uma vasta programação, incluindo escolha da rainha e princesa da Expofran, shows, cursos, palestras, que visam impulsionar o agronegócio e a agricultura familiar.

Desafios iniciais do Advogado

Em parceria com a OAB Maranhão - Subseção Santa Inês, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Inês (CDL Santa Inês) realizará, dia 21 de julho, a palestra "Os desafios iniciais do Advogado", uma aula prática sobre como serão os primeiros desafios da profissão. As inscrições são gratuitas, contudo serão limitadas. 

Expoimp 2022

Será encerrada neste fim de semana a 52° Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), promovida pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), sendo um dos maiores eventos agropecuários do estado e de grande importância para o aquecimento da economia local. São oito dias de feira, com expectativa de impulsionar em média R$ 1 bilhão em negócios. São mais de 360 expositores, cerca 100 estandes, mais de 5 mil animais e14 atrações musicais no palco principal.

Associativismo Feminino

Conselho da Mulher Empresária de Imperatriz (CME) realizou reunião especial voltada para as empreendedoras da cidade. No encontro, que teve como objetivo apresentar o CME em um bate-papo descontraído, as conselheiras debateram o “Associativismo Feminino” e ressaltaram a importância da mulher no setor empresarial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.