(Divulgação)

COLUNA

Curtas e Grossas
José Ewerton Neto é poeta, escritor e membro da Academia Maranhense de letras.
Curtas e Grossas

Cinco livros

Segue a série “Livros que abalaram a sua vida”.

José Ewerton Neto

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 
 

Dos 10 livros que abalaram sua vida, da crônica passada, desta sessão ficaram faltando 5, que listo a seguir. 

Obs. Volto a repetir que não está em jogo o mérito literário comparativo das citadas obras, mas sim, o quanto foram capazes de marcar o leitor (no caso, a mim) em determinada época de vida. 

6. O apanhador no campo de centeio. De J.D. Sallinger.

Penso que este livro está para a literatura assim como os Beatles estão para  a  musica ( Sintomaticamente, ou não, o executor de John Lennon  carregava nas mãos na hora do crime, um exemplar deste romance). 

Alguém que queira sentir a pulsação da juventude em suas veias – independente da sua idade – não precisa tomar remédios, basta ler algumas páginas desse livro. 

7. A Bíblia.

Hesitei em incluir este título, por ser um livro especial, como todos sabem, mas decidi que sim, por ser literatura, e das boas. Após ter lido o Novo Testamento, na juventude, o reli exaustivamente, por intuir que não precisava mais de livros de formação auxiliares. Uma só frase do Sermão de Montanha vale por todos os livros de autoajuda que hoje abarrotam as livrarias. 

8. Pergunte ao Pó. De John Fante.

Estive por desistir da leitura deste romance após as primeiras páginas, porém, por alguma intuição divina, persisti. Tinha toda razão o velho,  bom e irreverente Charles Bukovski quando disse do autor: “Afinal, está aqui um homem que não tem medo da emoção!”

9. A Arquitetura do Universo, de Robert Jastrow.

O que somos, de onde viemos, para onde vamos? Nenhum livro até hoje foi capaz de responder a estas perguntas fundamentais, mas este do físico e astrônomo Robert Jastrow, lido na adolescência, chegou perto.  Como nenhuma aventura é tão fascinante quanto a do ser humano em busca de seu significado diante do Universo, esse foi um dos melhores livros de aventura que já li. 

10.Morte em Veneza, de Thomas Mann e Lolita, de Vladimir Nabokov. Um romance e uma novela que elevam a beleza física humana ao status de arte, levando de roldão escadaria abaixo preconceitos, luxúria e obsessões para alcançarem, degraus acima, a obtenção do puro êxtase. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.