Internet

Tecnologia 5G deve chegar a São Luís até setembro, informa Anatel

Chegada da quinta geração de internet móvel pode ser antecipada, mas depende de alguns requisitos.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Antena de tecnologia 5G.
Antena de tecnologia 5G. (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, nesta quinta-feira (7), que o 5G, a quinta geração de internet móvel, pode chegar a São Luís a partir de 29 de setembro. De acordo com a Anatel, este é o prazo para todas as capitais brasileiras receberem a tecnologia: a previsão inicial era até 31 de julho, mas foi adiada por causa das dificuldades logísticas na importação de equipamentos.

Em nota ao g1 Maranhão, a Anatel informou que o 5G pode ser liberado para uso em São Luís antes do previsto, mas a data ainda não pode ser informada e depende dos seguintes requisitos: Migração da TVRO (parabólicas) para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits), conclusão das atividades de desocupação da faixa 3.625 MHz a 3.700 MHz e mitigação de interferências na faixa 3.700 MHz a 4.200 MHz. Brasília se tornou, nesta quinta-feira (7), a primeira capital do país a receber o 5G.

Ainda segundo a Anatel, a cidade de Imperatriz só deve receber o 5G a partir de julho de 2026. Na Região Metropolitana de São Luís, os municípios de Paço do Lumiar e São José de Ribamar devem ser contemplados até 2027, enquanto a Raposa deve receber essa tecnologia até 2028.

O 5G promete conexão de internet com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo. Para ter acesso à quinta geração de internet móvel, é preciso ter um celular que disponibilize a tecnologia, sendo que os aparelhos mais novos já vêm habilitados. As operadoras de telefonia informam que, a princípio, não será preciso atualizar o pacote de dados para acessar o 5G, desde que o celular já tenha a função.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.