Eleições 2022

PDT, PSB e SD já definiram datas de suas convenções partidárias

Outros partidos com pré-candidatos ao governo ainda se reunirão para definir qual será a data em que vai homologar suas chapas majoritária e proporcionais.

Carla Lima/Ipolítica

- Atualizada em 12/07/2022 às 09h53
O PDT, do senador Weverton Rocha, foi o primeiro a definir a data de sua convenção
O PDT, do senador Weverton Rocha, foi o primeiro a definir a data de sua convenção (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - Pelo calendário eleitoral deste ano, os partidos poderão realizar sua convenção a partir do dia 20 de julho. O período para o ato político se estenderá até o dia 5 de agosto. Entre as sete legendas que têm candidato a governador, somente três já definiu a data de suas convenções: PDT, PSB e SD.

O PDT, que tem como pré-candidato ao governo o senador Weverton Rocha, vai fazer sua convenção no dia 29. O partido foi o primeiro a anunciar a data do encontro, que deve ser feito juntamente com PL, Republicanos e PTB do senador Roberto Rocha, candidato a reeleição. Estes partidos deverão compor a chapa majoritária do pedetista.

O partido do governador Carlos Brandão, o PSB, fará sua convenção um dia após a do PDT. Segundo o deputado federal Bira do Pindaré, a data será dia 30. Com a legenda, que também é do candidato a senador, o ex-governador Flávio Dino, deverão realizar a convenção conjunta partidos como PT, que comporão a chapa majoritária encabeçada por Brandão.

O Solidariedade (SD) do pré-candidato Simplício Araújo marcou para o dia 27 sua convenção. Com a data definida, Simplício terá cerca de 25 dias para definir sua chapa majoritária.

Indefinidos

Entre as legendas que ainda não bateram o martelo para a convenção estão o PSC, de Lahesio Bonfim, o PSD, de Edivaldo Júnior, PSTU de Hertz Dias e PSOL de Enilton Rodrigues.

Segundo o deputado federal e presidente estadual do PSC, Aluisio Mendes, a convenção deverá ocorrer no fim de julho. 

O presidente estadual do PSD, deputado Edilázio Júnior, disse ao Imirante que provavelmente o partido faça sua convenção no dia 30 de julho. Segundo ele, esta data será definida após reunião com o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, que ocorrerá neste sábado, 2.

O pré-candidato ao governo do PSOL e da Rede (os partidos estão unidos em federação), Enilton Rodrigues disse que a provável data da convenção seja dia 23 de julho. Uma reunião ocorrerá entre os partidos para bater o martelo.

O PSTU se reunirá na próxima terça-feira, 5, para definir a data da convenção, segundo informou o pré-candidato ao Senado do partido, Saulo Arcangelli.

Mais

Além das convenções partidárias, o calendário eleitoral do mês de julho tem ainda a data para divulgação do quantitativo do eleitorado que será 11 de julho. Esse número servirá de base para fins de cálculo do limite de gastos dos partidos e candidatos nas respectivas campanhas. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.