Ensino superior

IFMA lança edital para vagas do Sisu no 2º semestre; inscrições abrem dia 28

A vagas são para cursos presenciais de graduação em seis campi.

Imirante, com informações da assessoria

Atualizada em 22/06/2022 às 10h41
O Instituto está ofertando 390 vagas em seis campi.
O Instituto está ofertando 390 vagas em seis campi. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) lançou o Edital da Chamada Regular do Processo Seletivo Sisu 2022.2, com os critérios, procedimentos e demais informações para a seleção de candidatos para acesso aos cursos presenciais de graduação no período letivo de 2022.2 nos campi.

O Instituto está ofertando 390 vagas em seis campi: São Luís – Monte Castelo, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias e São José de Ribamar. Leia aqui o edital completo.

O prazo de inscrições vai de 28 de junho a 1º de julho, no site do Sisu. O critério de classificação será a nota no Enem 2021. Já o resultado deverá ser divulgado no dia 6 de julho, com as matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrendo no período de 13 a 18 do mesmo mês.

Os estudantes que não forem aprovados nesta primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

Estão sendo ofertados cursos de bacharelado em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Sistemas de Informação, Administração e Ciência e Tecnologia de Alimentos; de licenciatura em Ciências Biológicas e Matemática; e graduação tecnológica Processos Gerenciais.

Sistemas de cotas

De acordo com a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas de cada curso serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar. Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

Além desses 50%, o IFMA também reserva 9 vagas para candidatos com deficiência – independente da escola de origem, cor ou renda familiar.

Cronograma

Lançamento do edital – 21 de junho
Período de inscrições – 28 de junho a 1º de julho
Resultado da chamada regular – 6 de julho
Matrículas da chamada regular – 13 a 18 de julho
Prazo para participar da Lista de Espera – 6 a 18 de julho
Publicação da Lista de Espera – 22 de julho
Publicação Edital Complementar referente à Lista de Espera – a partir de 25 de julho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.