Doação

Ato de amor: saiba os pré-requisitos para ser um doador de sangue

O futuro doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos.

Publipost

Uma única bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas.
Uma única bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas. (Davidyson Damasceno / Agência Brasília)

Ser um doador de sangue é um ato de amor e empatia ao próximo, uma ação que pode salvar diversas vidas e que ainda gera medo e dúvida em algumas pessoas. O procedimento é bem simples e leva cerca de 40 minutos. É necessário que o doador faça um cadastro, aferição dos sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica e por fim a coleta do sangue, tudo de forma segura.

Você sabia que uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas? O médico clínico geral do Sistema Hapvida, João Pedro Soares, listou os principais pré-requisitos que precisam ser seguidos para se tornar um doador.  

A primeira coisa a se saber é que o futuro doador precisa ter idade entre 16 e 69 anos, que esteja com bom estado de saúde e esteja pesando mais de 50kg. Para os menores de 18 anos é  necessário um consentimento formal dos responsáveis. Para as pessoas entre 60 e 69 anos é necessário a comprovação de que já realizou doação de sangue antes dos 60 anos. 

“A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres”, pontuou João.

Além de todos esse requisitos, existem condições de saúde que impedem temporariamente a doação de sangue, sendo elas:

  • Período gestacional;
  • Amamentação;
  • Gripe;
  • Resfriados e febre. 

“Outras condições impedem de forma definitiva a doação, como, por exemplo: uso de drogas ilícitas injetáveis, hepatite após os 11 anos de idade, evidências clínicas ou laboratoriais de algumas doenças transmissíveis pelo sangue (HIV, hepatites B e C, doença de chagas), malária”, informou o especialista. 

Os interessados podem dirigir-se a um centro de doação de sangue, na capital, o HEMOMAR e contribuir para o crescimento do estoque de sangue. Não deixe que o medo impeça você de fazer a doação, aproveite o período dedicado a homenagear os doadores e se torne um.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.