Passeio

Pais e bebê com doença neuromuscular são levados para conhecerem praia em São Luís

Passeio é acompanhado por uma equipe médica e multiprofissional.

Imirante, com informações da SES

A mãe de Benjamim, Mauriciane Sousa Rodrigues, de 27 anos, e o pai Rafael Vilar Rodrigues, de 33 anos, viveram momentos de muita alegria.
A mãe de Benjamim, Mauriciane Sousa Rodrigues, de 27 anos, e o pai Rafael Vilar Rodrigues, de 33 anos, viveram momentos de muita alegria. (Divulgação/SES)

SÃO LUÍS - Um passeio na praia deixou o dia mais leve e encantador para a família do pequeno Benjamim Rodrigues Vilar, de 11 meses, que tem uma doença neuromuscular. Eles foram conhecer o mar de São Luís na última quarta-feira (8).

Benjamim nasceu de 37 semanas e 6 dias. Aos 10 meses foi diagnosticado com Miopatia Centronuclear ligada ao X e segue internado na UTI da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), desde o nascimento. 

Acompanhado por uma equipe médica e multiprofissional composta por fisioterapeutas, enfermeiras, técnica de enfermagem, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional, o paciente foi levado com os pais ao passeio.

A mãe de Benjamim, Mauriciane Sousa Rodrigues, de 27 anos, e o pai Rafael Vilar Rodrigues, de 33 anos, viveram momentos de muita alegria, pois conheceram o mar, junto do filho. "Eu estou muito feliz porque meu filho viveu esse momento muito especial para ele, eu não sei se poderia proporcionar algo assim com ele nesse estado. Estou grata pelo carinho, atenção e esforço que todos da equipe fizeram para trazê-lo à praia, e feliz por ver essa preocupação com o bem-estar dele. Não tenho mais palavras para descrever", destacou Mauriciane.

“Foi muito gratificante e emocionante. Eu me senti muito feliz, por isso, gostei demais”, falou o pai, Rafael Vilar Rodrigues.

Leia mais:

Paciente em tratamento comemora 102 anos realizando sonho de conhecer o mar em São Luís

O passeio faz parte do projeto “Hoje tem prainha”, uma iniciativa para ampliar os cuidados integrais aos pacientes e seus familiares. A psicóloga da unidade, Djanira Rodrigues Vieira, falou sobre o projeto terapêutico e o seu benefício para a tríade, paciente, família e profissionais.

“A equipe atua como facilitadora dessa comunicação do bebê com os pais e proporciona uma postura ativa frente à internação prolongada do bebê, fazendo com que os pais tenham percepção positiva dos cuidados da equipe com o seu filho. Para o bebê, é uma oportunidade para proporcionar um momento de convívio fora do ambiente hospitalar”, explicou a psicóloga.

A fisioterapeuta Priscila Fernandes falou sobre a importância do projeto. “O objetivo do nosso projeto Hoje tem Prainha é aproximar a criança da família, ressignificando a vivência com eles e proporcionando o bem-estar da melhor forma. Nossa equipe está de parabéns, tenho orgulho em fazer parte da equipe MACMA. Esse é o SUS que dá certo!”, disse a profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.