Entrevista

Redução de impostos não é solução para inflação, diz professor

José Cursino, professor do curso de Economia da UFMA, em entrevista ao Imirante, esclarece sobre inflação e a influência dos altos índices inflacionários na vida da população.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 10/06/2022 às 09h12

SÃO LUÍS - Um dos debates que mais ocupa a agenda política, econômica e eleitoral em Brasília é a questão da inflação e da necessidade da redução de impostos para controlar a alta inflacionária que neste ano já acumula quase 12%. 

O tema é polêmico e parece ficar distante da sociedade apesar de que a inflação atinge diretamente a vida da população.

Sobre o assunto, o Imirante entrevistou o professor José Cursino, do curso de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ele explicou que quanto maior a inflação, mais corroído fica o poder de compra da população já que há altas constantes nos produtos e serviços. Cursino falou ainda sobre a proposta da redução de impostos como solução para o problema na economia.

Segundo o professor, de imediato, a redução de tributos federais e estaduais resultaria na diminuição de até três pontos percentuais na inflação, no entanto, a medida seria somente até o fim de dezembro, o que deixaria um acúmulo de problemas tanto nas contas estaduais quanto federais.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.