Ação

Universidade Ceuma promove ação social no bairro Liberdade que comemora 104 anos de existência em São Luís

Ação contou com cerca de 50 alunos dos cursos de nutrição, enfermagem, biomedicina, fonoaudiologia, estética, fisioterapia, farmácia, direito e serviço social.

Publipost / Universidade Ceuma

Atualizada em 02/06/2022 às 13h47
Estudantes de cursos de graduação da Universidade Ceuma participaram da ação.
Estudantes de cursos de graduação da Universidade Ceuma participaram da ação. (Foto: Divulgação / Universidade Ceuma)

SÃO LUÍS - Nessa quarta-feira (24), o bairro Liberdade, um dos mais tradicionais e antigos de São Luís, comemorou 104 anos de existência. Considerado primeiro “Quilombo Urbano” do Maranhão, possui um denso quantitativo populacional que detém uma das maiores reservas culturais do estado. Em comemoração à data, a Universidade Ceuma realizou durante esta manhã uma ação voltada à comunidade, onde foram oferecidos atendimentos estéticos e de cuidados básicos à saúde, bem como orientações jurídicas e nutricionais. 

A ação iniciou às 8h e contou com cerca de 50 alunos dos cursos de nutrição, enfermagem, biomedicina, fonoaudiologia, estética, fisioterapia, farmácia, direito e serviço social. Os moradores puderam aferir a pressão arterial, medir a glicemia, tiveram acesso a exames de Hepatite B, realizaram testes de audição, receberam limpeza de pele, observações nutricionais e alimentares, além de orientações jurídicas básicas realizadas pelo Escritório Escola do Campus Renascença. 

A coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Solange Bacelar, celebrou a realização da ação. “Nosso objetivo é facilitar às comunidades o acesso a serviços e orientações, tirando nossos alunos da zona de conforto das salas de aula e levando-os ao contato com vivências reais”, ressaltou a Professora Solange Bacelar. 

O evento contou com o apoio e presença do Deputado Estadual Fábio Braga, que agradeceu o suporte da Universidade Ceuma. “Essas ações proporcionam aos presentes atendimentos e orientações que poderão ser replicadas por todo o bairro, envolvendo os alunos com a comunidade e a comunidade com o meio universitário”, destacou o Deputado Fábio Braga.

A aluna do curso de Nutrição Karla Mariana (8° período) ressaltou a importância desse tipo de ação para sua formação profissional “Aqui podemos praticar com o próximo o que aprendemos nas aulas, é uma verdadeira troca de conhecimentos”, disse Karla Mariana. 

A ação foi encerrada com a apresentação do grupo de Tambor de Crioula “Crioulas e Crioulos”, que trouxe toda beleza e tradição da dança que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.