Dia do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente: eletrodomésticos velhos podem ser vilões da natureza

Projeto Troca com Bônus, da Equatorial Maranhão, viabiliza o uso sustentável de energia elétrica através da troca de eletrodomésticos antigos por novos pela metade do preço.

Publipost / Equatorial Energia

Atualizada em 01/06/2022 às 18h56
Objetivo é complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). (Foto: Divulgação)
Objetivo é complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Na primeira semana de junho comemora-se a Semana Nacional do Meio Ambiente, período de conscientização que acontece no Brasil desde 1981 com o objetivo de complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estes dias são reservados para refletir sobre a preservação dos ecossistemas e promover ações de educação sustentável e conservação ambiental. Nesse contexto, projetos e ferramentas que incentivam a economia de recursos naturais e o descarte correto de resíduos são importantes incentivos para a manutenção saudável da natureza.

No cotidiano, muitas atividades simples e não intencionais podem ser prejudiciais ao meio ambiente, um exemplo disso é o uso de equipamentos velhos e de tecnologia obsoleta, que podem ser grandes vilões para a natureza e para o bolso. Isso se dá ao fato de que esses aparelhos tendem a consumir mais energia e liberar substâncias poluentes no meio ambiente. Além do mais, muitos desses eletrodomésticos quando chegam ao final de suas vidas úteis são erroneamente jogados em lixos comuns, o que pode prejudicar diretamente as fontes naturais de água, atmosfera e vegetação.

Diante disso, uma oportunidade de contribuir para preservação ambiental e ainda economizar é o projeto Troca com Bônus, da Equatorial Maranhão. O programa faz parte das ações de Eficiência Energética da Equatorial Energia regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e oferece a troca de eletrodomésticos antigos por novos pela metade do preço. Dessa forma, o projeto além de promover o uso sustentável de energia elétrica, viabiliza o descarte correto do lixo eletrônico e ainda oferece 50% de desconto na compra de equipamentos mais eficientes.

Esse é um exemplo de iniciativa alinhada ao Pacto Global, do qual o Grupo Equatorial é signatário, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mecanismos de responsabilidade socioambiental essenciais para a promoção de um futuro em que tecnologia e sustentabilidade andem lado a lado. Desse modo, através de estratégias e ferramentas inovadoras, como o Troca com Bônus, é possível conectar a sociedade em prol de benefícios comuns ao meio ambiente.

O programa garante que clientes de São Luís e da região metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar), troquem eletrodomésticos antigos pagando apenas metade do valor do equipamento.(Foto: Divulgação)
O programa garante que clientes de São Luís e da região metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar), troquem eletrodomésticos antigos pagando apenas metade do valor do equipamento.(Foto: Divulgação)

Como participar do Troca com Bônus

O programa garante que clientes de São Luís e da região metropolitana (Paço do Lumiar, Raposa e São José do Ribamar), troquem eletrodomésticos antigos pagando apenas metade do valor do equipamento e a Equatorial Maranhão pagará a outra metade. É possível trocar geladeira, ar-condicionado, ventilador ou lâmpadas. Todos os equipamentos ofertados pelo projeto possuem selo Procel classe A, que garante produtos mais econômicos.

Para participar é necessário que o cliente seja residencial (comum, rural ou baixa renda), não possua débitos vencidos com a Equatorial Energia, acesse o site da Equatorial Energia (www.equatorialenergia.com.br), clique em Maranhão, em seguida no banner do programa e depois em “Cadastre-se”. Feito isso, é preciso preencher os dados solicitados, escolher o produto e dirigir-se a uma das 5 lojas credenciadas, em até 72h para realizar o pagamento.

O Troca com Bônus teve início no final de abril e já foram concedidos mais de 1 milhão de reais em descontos. As trocas seguem enquanto durar o estoque, com uma quantidade limitada de venda de produtos por dia, respeitando a capacidade diária de atendimento dos lojistas credenciados do projeto. A procura pelos eletrodomésticos tem sido grande, mas ainda estão disponíveis unidades de aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e ventiladores. O projeto também ofertou a troca de televisores Smart HD, que já tiveram os estoques esgotados devido à alta procura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.