Ajuda

Maranhão envia bombeiros para auxiliar nos trabalhos de resgate em Pernambuco

Ao todo, de acordo com o mais recente dado, 84 pessoas já morreram devido às fortes chuvas no Estado.

Imirante.com

Atualizada em 02/06/2022 às 06h25
Bombeiros embarcaram para Recife na tarde desse domingo (29). (Foto: Divulgação / CBMMA)
Bombeiros embarcaram para Recife na tarde desse domingo (29). (Foto: Divulgação / CBMMA)

SÃO LUÍS - O Maranhão enviou, na tarde desse domingo (29), dois bombeiros militares e quatro cães farejadores para o Estado de Pernambuco, com a missão de prestar auxílio nos trabalhos de resgate após as fortes chuvas que caíram na cidade do Recife e Região Metropolitana. A solicitação do envio da equipe partiu do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

A equipe que embarcou para Pernambuco integra corpo técnico da Defesa Civil do Maranhão e apoiará nas ações de socorro aos pernambucanos.

"Eles farão o levantamento dos danos e da documentação necessária para que o governo de Pernambuco receba o recurso do Governo Federal”, explicou o coronel Célio Roberto de Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

Para o major Fernando Fernandes é uma importante missão conferida a ele e toda equipe. “Estamos indo para identificar os danos causados pelas chuvas e ajudar no que for necessário. Nossa equipe está pronta para atuar em qualquer tarefa”, afirmou o major.

Dois oficiais embarcaram de avião e quatro cães-farejadores irão por terra, levando todos os aparatos.

Profissionais capacitados

Para reforçar a operação, foram enviados oficiais com experiência no enfrentamento de desastres naturais. Os mesmos  profissionais que estiveram, no início do ano, na Bahia, onde atuaram prestando serviços com apoio ao Ministério do Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. 

A equipe trabalhou na captação de recursos para auxílio imediato à população afetada pelas chuvas em Pernambuco.

Mortos

O número de pessoas que morreram em meio às fortes chuvas que atingem Pernambuco subiu para 84. A informação foi dada pelo governador, Paulo Câmara (PSB), em entrevista coletiva concedida no início da noite desse domingo.

Várias pessoas morreram em deslizamentos de terra em Pernambuco. (Foto: Pedro Alves / g1)
Várias pessoas morreram em deslizamentos de terra em Pernambuco. (Foto: Pedro Alves / g1)

De acordo com ele, foram 79 vítimas fatais registradas das 18h de sexta-feira (27) até este domingo. Somadas às cinco mortes registradas também por causa das chuvas, desde quarta-feira (25), o número chega 84.

Catorze municípios a decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.
 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.