Irregularidades

Buriti Bravo: TCE suspende contrato e diz que prefeitura pagou empresa antes de licitação

Fornecedora de gêneros alimentícios foi criada apenas semanas antes do processo licitatório.

Ipolítica, com TCE

Decisão atinge gestão Luciana Leocádio
Decisão atinge gestão Luciana Leocádio (Divulgação)

SÃO LUÍS - Pagamentos da Prefeitura de Buriti Bravo a uma empresa antes da realização de licitação embasaram o deferimento de um medida cautelar emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA)determinando a suspensão de quaisquer pagamentos por parte da gestão Luciana Leocádio à J. Alves da Silva Pereira, vencedora de certame para a aquisição de gêneros alimentícios.

A decisão, que contou parecer favorável do Ministério Público de Contas (MPC), atende a Representação formulada pelo setor de fiscalização do órgão (Núcleo de Fiscalizaçao II) diante de uma série de irregularidades que comprometem o Pregão Presencial n. 01-2021-SRP e a execução do Contrato nº 57/2021 firmado entre a prefeitura do município, na gestão da prefeita Luciana Leocadio, e a empresa.

De um modo geral, trata-se de irregularidades que restringem a competitividade no pregão. Destacam-se, entre outras: ausência da publicação do Aviso de Licitação, disponibilização intempestiva do processo no Portal da Transparência do Município; ausência da pesquisa de preços, podendo levar a uma contratação de bens por preços superiores aos praticados pelo mercado.

Além disso, a empresa foi aberta apenas uma semana antes da autorização do certame, tendo apresentado ainda, atestado de capacidade técnica inválido, uma vez que sua data de emissão é anterior à sua abertura. Reforçando os indícios, constatou-se que a prefeitura realizou pagamentos anteriores à realização do certame.

Diante das irregularidades e dos fortes indícios de direcionamento encontrados, a medida susta todos os pagamentos decorrentes do contrato até a apreciação do mérito pela corte de contas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.