Eleições 2022

Vaga de vice na chapa de Weverton será indicada pelo grupo de Josimar

Deputado do PL queria indicar o sobrinho, Aldir Júnior (PL), mas não conseguira devido às regras eleitorais.

Carla Lima/Ipolítica

- Atualizada em 26/05/2022 às 09h54
Josimar de Msranhãozinho indicará vice na chapa de Weverton Rocha
Josimar de Msranhãozinho indicará vice na chapa de Weverton Rocha (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - A composição da chapa majoritária do senador e pré-candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha (PDT), terá um indicado do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL). No acordo para fechar o apoio, o espaço foi solicitado para o parlamentar. O nome será anunciado somente em julho.

Durante a live nas redes sociais em que foi anunciado o apoio do grupo de Josimar a Weverton Rocha, o deputado disse que um dos motivos que o levou a não fechar acordo com o governador Carlos Brandão (PSB) foi a falta de espaço para composições na chapa majoritária.

Este cenário foi diferente com o senador Weverton Rocha que ofereceu tanto a vaga de vice quanto a de senador para Maranhãozinho, que escolheu indicar o candidato a vice do pedetista.

A primeiro nome indicado pelo parlamentar do PL foi do sobrinho, o vereador de São Luís Aldir Júnior (PL). No entanto, pelas regras eleitorais, Aldir não pode se candidatar a vice-governador devido a idade.

O vereador de São Luís tem 29 anos e para compor a chapa majoritária de Weverton Rocha, ele precisaria ter 30 anos.

Diante da impossibilidade, o espaço dado a Maranhaõzinho deverá ser debatido internamente no do deputado. Estas conversas deverão acontecer principalmente com prefeitos que ainda resistem a aderir à pré-candidatura de Weverton Rocha.

Pinheiro

Quando as conversas ocorriam para conseguir o apoio do grupo de Josimar de Maranhãozinho, especulava-se que a irmã do prefeito de Pinheiro Luciano Genésio, Luciana Genésio (PDT), abriria mão da pré-candidatura a deputada federal para apoiar Josimar e, em troca, ganharia o espaço de vice na chapa de Weverton Rocha.

O espaço seria dado também diante de votos do grupo de Genésio para Maranhãozinho. Como o parlamentar quis o espaço, Luciana Genésio manterá sua pré-candidatura a deputada federal deixando de lado possibilidade de uma chapa pura do PDT para o governo estadual. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.