SÃO LUÍS - O atual procurador-geral de Justiça do Maranhão, Edurado Nicolau Heluy, venceu nesta segunda-feira (23) a eleição para o biênio 2022/2024 do órgão de comando do Ministério Público do Maranhão.
Ele obteve 264 votos, contra 115 do promotor de Justiça Augusto Cutrim. A votação iniciou-se às 8h e foi encerrada às 15h.
Os nomes dos dois serão encaminhados ao governador Carlos Brandão (PSB), a quem compete escolher o no titular da Procuradoria-Geral de Justiça do Maranhão. Ele deve respeitar a escolha dos promotores e procuradores.
Normalmente, na eleição para o cargo forma-se uma lista tríplice, mas no pleito deste ano apenas Heluy e Cutrim candidataram-se.
O primeiro recebeu 200 votos únicos, contra 51 votos únicos do seu adversário. Houve, ainda, 64 que votaram em ambos os candidatos e apenas sete votos em branco.
Atual chefe do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau ingressou na instituição em 1980. Atuou como promotor de justiça nas comarcas de Cândido Mendes, Pinheiro, Viana, Imperatriz, Codó e Presidente Dutra, até chegar à capital.
Em 1992, foi promovido a procurador de justiça. Além de corregedor-geral do MPMA, Eduardo Nicolau exerceu o cargo de subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.