ACTION 2022

Programa do Instituto Alcoa mobiliza trabalho voluntário de colaboradores da Alumar

Evento acontece neste sábado, 21, na sede do Centro de Educação e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar).

Imirante.com

Vista aérea do Sítio Piranhenga, em São Luís, onde será realizada mais uma edição do Action da Alumar
Vista aérea do Sítio Piranhenga, em São Luís, onde será realizada mais uma edição do Action da Alumar (Divulgação)

SÃO LUÍS - Oficinas de artesanato e de panificação, rodas de leitura, recreação e trilha no Sítio Piranhenga, são algumas das atividades que vão compor a grade de programação da primeira edição, deste ano, do Action (Ação Comunitária) da Alumar. O evento acontece neste sábado, 21, na sede do Centro de Educação Profissionalizante do Maranhão (Cepromar) e reunirá colaboradores voluntários do Consórcio, empresas parceiras e sociedade civil.

O Action (sigla para "Alcoanos contribuindo juntos em nossas vizinhanças") é mais um programa do Instituto Alcoa, onde colaboradores e empresas parceiras dedicam quatro horas de seu tempo livre para realizar serviços voluntários em alguma instituição e, após o evento, a organização recebe um recurso no valor de dez mil reais. O objetivo é estabelecer alianças que favoreçam um trabalho de respeito e melhoria da qualidade de vida nas comunidades de São Luís. A iniciativa, desta vez, vai destinar recursos para o Cepromar.

O Centro Profissionalizante localiza-se no Sítio Piranhenga, um museu a céu aberto em pleno centro de São Luís. A organização não governamental, além de administrar e preservar o patrimônio, promove cursos profissionalizantes gratuitos para os moradores da região.

Segundo o diretor da Alumar, Helder Teixeira, a parceria da empresa com o Cepromar se dá por meio de apoios pontuais ou projetos aprovados pelo Instituto Alcoa. “O Action representa um momento de aproximação entre pessoas diferentes unidas em torno da generosidade, crescimento social, desenvolvimento pessoal e olhar dirigido ao outro", disse.

A programação do evento também inclui o plantio de 50 mudas como parte do Projeto Global Releaf, da Fundação Alcoa, realizado em parceria com a Casa Familiar Rural.

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Serviço

O QUÊ: Ação Voluntária (Action) da Alumar e Cepromar

QUANDO: 21/05 – sábado

HORA: 8h às 12h

ONDE: Sítio Piranhenga – R. Ipixuna, 100 - Parque Pindorama

Confira a programação do Action:

8h 

Abertura oficial pela Liderança da Alumar e Comunidade

9h - 12h

Oficinas

Tranças e corte de cabelo

Caixas de presentes

Bolo e pães

Fotografia

Pizza

Pintura

Pintura e textura em paredes

Ela Faz

Empreendedorismo - Como iniciar um negócio

Saúde

Atendimento Odontológico

Aplicação de flúor  e doação de kits de higiene bucal

Meio Ambiente

Plantio de árvore - Mudas do Projeto Global Releaf

Limpeza do local - Recolhimento de lixo durante a ação

Roçagem e limpeza do local - Preparação do espaço  para Ação

Esporte e Lazer

Visita na instituição - Caminhada no Sitio Histórico

Pintura de rosto - Pintura  infantil

Bombeiro Mirim

Atividades Recreativas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.