EXPO INDÚSTRIA 2022

Feira de Exposição reunirá grandes marcas e produtos fabricados no Maranhão

Visitantes terão acesso aos mais diversos produtos fabricados no estado, e as empresas, a oportunidade de realizar bons negócios.

Imirante.com

- Atualizada em 20/05/2022 às 18h47
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) terá estande na Expo Indústria
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) terá estande na Expo Indústria (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Feira de Exposição é uma das ações que integram a Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema FIEMA e CNI, com correalização do Sebrae-MA, Sistema Fecomércio e Governo do Estado, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. De 26 a 29 de maio, os visitantes terão acesso aos mais diversos produtos fabricados no estado, e as empresas, a oportunidade de realizar bons negócios. 

Cerca de 200 marcas maranhenses e nacionais de diferenciados segmentos, como refrigerantes, chocolates, motores, material de construção, papéis, vestuário, climatizadores de ar, móveis de escritório, cerâmica e tijolos, mineração, entre outros, e empresas do porte da Alumar, Eneva, Vale e Suzano Papel e Celulose estão presentes na feira com estande.

No estande do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão), haverá degustação do Guaraná Jesus, oferecido pela indústria de bebidas Solar Coca-Cola. A empresa aproveitará para celebrar a cultura maranhense e os 95 anos do refrigerante com três novas versões colecionáveis da latinha, para viver o sabor dos ritmos do São João. Cada lata traz referências a um ritmo maranhense - Bumba meu boi, Cacuriá e Tambor de Crioula. Elas vêm com um QR Code que leva para o site oficial da campanha.

A Colchões Softflex, sempre atenta as mudanças, também estará na Expo e no estande do PDF, com seu mais novo lançamento do mercado no segmento de colchoaria, o Conjunto Box Gênova. Um colchão confeccionado com tecido em malha de alta gramatura e bordado em manta ultrasoft, sobre camadas de espuma visco-elástica (espuma da NASA) e HR, além do revestimento lateral ter a clássica combinação de malha e corino.  

Já o Grupo JAV, que atua na distribuição de robôs colaborativos da Universal Robots e robôs industriais da Epson, apresentará no mesmo local, como o uso de robôs industriais e colaborativos contribui para a maior segurança dos colaboradores para as tarefas monótonas ou de risco, reduz os custos da produção, colabora para a produtividade e criação de produtos personalizados e possibilita análises de controle de qualidade. 

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, é presença confirmada na 4ª edição da Expo Indústria. A companhia contará com um estande institucional, apresentando seu modelo de negócio, processo produtivo, iniciativas ambientais e sociais. A empresa é patrocinadora da iniciativa e ministrará palestras com temas voltados à inovação e sustentabilidade nos setores da indústria e floresta, pilares que fazem parte do propósito da empresa de renovar a vida a partir da árvore. 

Sindicatos das Indústrias 

Em tempo, os sindicatos das indústrias do Maranhão terão destaque na feira, juntamente com suas empresas associadas. “Além de expor seus produtos e serviços focados na indústria, os sindicatos têm a chance de ampliar a cartela de clientes e fornecedores, é um momento único para concretizar boas vendas”, afirmou o superintendente da Federação das Indústrias do Maranhão, César Miranda. 

Pela primeira vez em um estande próprio, o SINDIARROZ apresentará ao público visitante as marcas do cereal produzidas e comercializadas no Estado. Quem também estreia na Expo 2022 é o SINDICANAALCOOL, que junto com suas empresas associadas, integrarão o espaço Agro, área nova na feira, destinada exclusivamente ao setor do agronegócio.

Do setor de alimentos e bebidas, um destaque é a participação do SINDIBEBIDAS, que evidenciará na feira da indústria as bebidas produzidas no Maranhão, em especial as cachaças e a tiquira, mas também levará, este ano, para a Expo, as empresas de cerveja artesanal do Estado, ramo que só cresce, gera empregos e fortalece o segmento no Maranhão. 

Moda e Pão 

Alguns sindicatos da indústria esperam superar o sucesso da última Expo, realizada em 2019. Dois deles participam com a exposição de produtos no estande do Sebrae-MA. O SINDIPAN levará para o espaço uma panificadora modelo, demonstrando formas e tecnologias diversas da fabricação de pães, além de produtos como trigo, açúcar, leite, entre outros, que integram a cadeia produtiva da panificação e são industrializados no Maranhão. O SINDIREPA vai levar diversos equipamentos específicos do setor de reparação automotiva para o estande, que terá a participação das empresas associadas e dos parceiros da entidade.

Já o SINDVEST participa da Expo Indústria Maranhão encabeçando a 3ª edição do Maranhão Fashion Week, evento da moda que será realizado dentro da feira do Sistema FIEMA. A iniciativa estimula uma ampla integração entre público, estilistas, lojistas, fabricantes, formadores de opinião, por meio das atividades distintas, econômica e cultural, para um público de convidados especiais. 

O SINDICERMA terá um estande próprio que evidenciará os produtos da cerâmica vermelha, com a participação de mais de 30 empresas do setor, que demonstrarão produtos como tijolos, lajotas, caneletas e a própria cerâmica utilizada na construção civil. 

Por sua vez, o SINDUSCON-MA reunirá mais uma vez seus associados na feira da indústria em um conglomerado de estandes exclusivo do setor da construção civil. As empresas Canopus Construções, Construtora Escudo, Grupo Solar e Construtora Lua Nova estão entre as confirmadas até o momento. O sindicato, que completa 45 anos este ano, ainda apresentará seus projetos e parceiros, como o Programa Canteiro Escola, Comunidade Ativa e o Instituto Antônio Brunno, e convidou a Associação de Jovens Empresários do Maranhão (AJE) para integrar o estande na Expo Indústria Maranhão. 

Pelo menos oito sindicatos já confirmaram participação na Expo. São eles: SINDICERMA - Sindicato das Indústrias de Cerâmica para Construção do Estado do Maranhão; SINDVEST - Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão; SINDIREPA - Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão, SINDUSCON - Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão; SINDIPAN - Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís; SINDIBEBIDAS - Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão; SINDICANAALCOOL - Sindicato das Indústrias de Cana e Álcool do Estado do Maranhão e SINDIARROZ - Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado do Maranhão. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.