Eclipse total da lua

'Ilha da Ciência': projeto fará a transmissão da 'Lua de Sangue' no Maranhão

Está marcado para acontecer na noite deste domingo (15), o primeiro e último eclipse total da lua, acompanhado da ‘Lua de Sangue’ do ano.

Imirante.com, com informações do g1 MA

Atualizada em 15/05/2022 às 17h00
A transmissão do eclipse terá início a partir das 22h, pela página no Instagram do projeto, @ilhadacienciaplanetarioufma.
A transmissão do eclipse terá início a partir das 22h, pela página no Instagram do projeto, @ilhadacienciaplanetarioufma. (Foto: Peter Ward (Barden Ridge Observatory))

SÃO LUÍS - Está marcado para acontecer na noite deste domingo (15), um fenômeno raro. O primeiro e último eclipse total da lua, acompanhado da ‘Lua de Sangue’ do ano. Um projeto de pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, irá transmitir ao vivo, com ajuda de um telescópio, o satélite natural ganhar cor avermelhada na madrugada de segunda-feira (15).

Leia também: Fim de semana terá Lua de Sangue “triplamente especial”

O eclipse poderá ser visto por todo o país por estar no centro da zona de observação. A “Lua de Sangue” acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, a Terra acaba por cobrir a imagem da Lua, e com isso o satélite ganha um tom avermelhado, que passou a ser chamada de “Lua de Sangue”. 

A transmissão do eclipse terá início a partir das 22h, pela página no Instagram do projeto, @ilhadacienciaplanetarioufma. A transmissão ao vivo será realizada com uma câmera posicionada no telescópio, quer será utilizado para captar as imagens do céu de forma mais nítida.  

O único fator que poderia impedir a visualização nítida do fenômeno, seria se o céu estivesse com muitas nuvens. Se a meteorologia assim for favorável, também será possível ver, além da ‘Lua de Sangue’, os planetas Júpiter, Saturno e Vênus. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.