“1 Milhão de Oportunidades”

Unicef lança programa para incentivar geração de emprego e renda no Maranhão

O evento de lançamento ocorre hoje (13), no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Imirante, com informações da assessoria

- Atualizada em 13/05/2022 às 11h56
Representantes da cidade de Igarapé Grande e Ribamar Fiquene,  realizando adesão à iniciativa 1MiO - 1 Milhão de Oportunidades.
Representantes da cidade de Igarapé Grande e Ribamar Fiquene, realizando adesão à iniciativa 1MiO - 1 Milhão de Oportunidades. (Lídia Zaidan)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (13) é realizado o “Café com as Trilhas”, primeiro encontro presencial do Selo Unicef – 2021-2024, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e instituições parceiras no Estado: Governo do Estado do Maranhão, além do Instituto Formação - Centro de Apoio à Educação Básica (FCAEB), parceiro implementador, e com o apoio institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), Defensoria Publica do Estado (DPE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

O evento ocorre de 8h às 18h, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no antigo Marista e o tema escolhido para este primeiro momento, vai de encontro a um dos principais anseios da juventude brasileira: trabalho e geração de renda. Paralelamente vinculada à educação, a temática será debatida por cerca de 120 representantes das prefeituras de 60 municípios maranhenses e sociedade civil, convidados para participar do encontro.

O Unicef e instituições parceiras de todo o Brasil lideram a iniciativa “1 MiO – 1 Milhão de oportunidades - Generation Unlimited”, que é um programa global do UNICEF acontecendo em todo o mundo, cujo objetivo é mudar toda uma geração por meio de oportunidades de trabalho e aprendizagem. É, justamente, a adesão à esta iniciativa que o encontro irá promover entre os munícipios do Estado. Por meio dela, empresas privadas, organizações civis e Governos oferecem oportunidades de formação, capacitação e acesso saudável ao universo do trabalho à juventude brasileira, e claro, sem prejudicar os estudos.

O Maranhão não poderia deixar de participar desta oportunidade, e neste sentido, pretende-se também no encontro, que todos os municípios participantes já voltem aos municípios com adesão realizada à iniciativa.

“Esses são os primeiros encontros presenciais do Selo UNICEF nesta edição. Será uma excelente oportunidade para que os municípios saibam mais sobre o que precisam fazer para ganhar a certificação do UNICEF no final desse processo. É sempre importante lembrar que aqueles municípios que participam do Selo têm melhores indicadores somente pelo fato de já participarem. As crianças e adolescentes sempre ganham com o Selo!”, considera a chefe do escritório do Unicef no Maranhão, Ofélia Silva.

Principal segmento social diretamente beneficiado pelo 1MiO, a juventude dos municípios maranhenses, está presente no encontro representada pelos mobilizados de adolescentes e jovens do Selo Unicef, que têm o importante papel de articular as atividades dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes, os Nucas, fomentados em todos os estados brasileiros que participam do Selo Unicef. No Maranhão, 216 municípios aderiram ao Selo Unicef -2021-2014, e em todas estas cidades Nucas já foram criados ou ainda estão sendo, o que permite que estes jovens participem da vida social e política dos municípios onde moram, contribuindo para a discussão e promoção das políticas públicas e exercício da cidadania.

O jovem Natanael Pereira, mobilizador de adolescentes do Selo Unicef, na cidade de São José dos Basílios, participa pela primeira vez do “Café com as Trilhas – 1 Milhão de Oportunidades”, e considera que momentos como estes abrem novas perspectivas para a juventude maranhense. “Para mim é muito satisfatório estar presente neste Café que fala do 1MiO. A gente adquire vários conhecimentos e podemos beneficiar nosso município com este 1 Milhão de Oportunidades.

A partir do momento que adquirimos este conhecimento podemos sentar com nosso gestor e ver o que podemos fazer para melhorar em nossa cidade. Conhecer as empresas parceiras foi incrível e tudo isso irá melhorar a situação das famílias de uma forma geral”, compartilha Natanael. Convidado para contribuir com o encontro, Felipe Gonzales, Oficial de Programas do Unicef para a Iniciativa Generation Unlimited – 1 Milhão de Oportunidades, irá dialogar diretamente com juventude e representantes das secretarias municipais participantes, esclarecendo as principais dúvidas e contribuindo para o melhor entendimento da iniciativa.

“A ideia da iniciativa surgiu antes da pandemia como resposta às altas taxas de adolescentes e jovens excluídos da escola e sem acesso ao mundo do trabalho. Alguns passaram a chamar de “NEM NEM” (por não estarem estudando nem trabalhando formalmente). No UNICEF nós preferimos não estigmatizar estes adolescentes e jovens e os identificamos como um parcela importante da sociedade brasileira que precisam ter os seus direitos assegurados.

Para mudar esse cenário, é preciso um profundo comprometimento de todos os segmentos da sociedade e de cada um de nós, pela garantia de direitos, pela educação de qualidade, a proteção contra violências e o acesso a oportunidades de formação, inclusão digital e acesso ao trabalho decente, seja pelo emprego ou no empreendedorismo, para todas as juventudes brasileiras.", esclarece o oficial do Unicef. 

Para a secretária de Administração do município de Chapadinha, Leila Pessoa, aderir à iniciativa irá impactar diretamente na vida de crianças e adolescentes de sua cidade. “A gente está reunido aqui com tantos municípios presentes em busca de uma melhor qualificação do Selo Unicef. Nós vemos o 1 Mio como uma oportunidade única para os jovens ingressarem em uma profissão, no mercado de trabalho. Isso, em uma cidade como Chapadinha e muitas outras cidades do Maranhão, é de grande valor, um trabalho para uma melhor qualidade de vida.”, considera a secretária.

Desde o início da pandemia, o Unicef vem realizando suas atividades em modo remoto, on-line, e a retomada dos eventos presenciais são, reconhecidamente, momentos de relevante troca de experiências entre os municípios que integram o Selo Unicef-2021-2024. “Esses momentos presenciais são muito mais produtivos, mais fortes, porque socializamos melhor nossas idéias, tiramos dúvidas e vivenciamos as experiências dos outros municípios que também estão desenvolvendo essa edição do Selo”, relata Williane Moraes, articuladora do Selo Unicef – 2021-2024, na cidade de Pio XII.

Este encontro faz parte da série de Cafés com Trilhas presencias, que irão ocorrer durante toda esta edição do Selo Unicef, e que ainda neste semestre terá como temas, educação de qualidade para todos; Plano de Municipal pela Primeira Infância; Lei Orçamentária Anual, entre outros sub temas transversais. Selo UNICEF O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Nesta edição, 2.023 municípios aderiram e nos próximos anos desenvolverão uma série de ações para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Maior projeto do Fundo das Nações Unidas (UNICEF) no Brasil, ao aderir ao novo Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e dos adolescentes. No Maranhão, 216 municípios aderiram ao Selo Unicef – 2021-204, e eles contam com o apoio do Instituto Formação, parceiro técnico no acompanhamento e monitoramento das atividades.

A Iniciativa acompanha os quatro anos de gestão municipal, com uma metodologia que inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), norteados também pela Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Programação:

DIA 13/05 (sexta-feira)

8h – Acolhimento

8h30 – Abertura Institucional

9h – Diálogo com Parceiros Institucionais (Instituto Formação, Secretarias de Estado, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado do Maranhão)

10h - Diálogo sobre 1 MiO com Felipe Gonzales (Oficial de Programas do Unicef para a Inciativa Generation Unlimited – 1 Milhão de Oportunidades)

11h30 – Trilhando Saberes (troca de experiências entre os grupos)

12h30 – Encerramento do turno matutino

14h – Diálogo com Parceiros Institucionais (Instituto Formação, Secretarias de Estado, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado do Maranhão)

15h - Boas Práticas: Apresentação de vídeos dos municípios Grajaú e Aldeias Altas

16h – Oficina “Minha Trilha de Oportunidades – Dinâmica da Pegada e apresentação de oportunidades.

17h – Adesão ao 1Mio

17h30 – Encerramento

SERVIÇO

O quê? “Café com as Trilhas – Selo Unicef 2021-2024” - Primeiro encontro presencial do Selo Unicef com participação dos municípios maranhenses para diálogo sobre oportunidades de empregos para a juventude (Iniciativa 1 Milhão de Oportunidades).

Quando: 12 e 13/05, das 8h30 às 18h

Onde: Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) – Antigo Marista. Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 975 – Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.