Reciclagem

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos inaugura hoje (13) em São Luís

Objetivo da central é garantir o descarte ambientalmente adequado e a reciclagem de resíduos sólidos.

Imirante.com

O evento é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Meio Ambiente.
O evento é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Meio Ambiente. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Será inaugurada nesta sexta-feira (13) a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos, em São Luís, que ter por objetivo garantir o descarte ambientalmente adequado e a reciclagem deste tipo de resíduo sólido. A inauguração será realizada pela Prefeitura de São Luís, Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e Governo Federal, no Ecoponto Vila Isabel, localizado na avenida dos Portugueses, área Itaqui-Bacanga, a partir das 11h.

O evento é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Meio Ambiente, que, na ocasião, estará representado pelo secretário de Qualidade Ambiental do ministério, André França. Também participarão da solenidade, a gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito; o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, representando o município de São Luís, e os representantes da Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl).

 O objetivo da implantação da Central é garantir à população de São Luís um espaço adequado para o descarte de itens eletroeletrônicos em geral, combatendo o depósito irregular em vias públicas, o que pode causar uma série de problemas ambientais, urbanos e até mesmo de saúde pública.

 Em São Luís, a central será operada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, órgão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), da Prefeitura de São Luís, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de São Luís (Coopresl).

 A cooperativa funciona em galpão construído e cedido pela Prefeitura de São Luís. O espaço é anexo ao Ecoponto Vila Isabel, localizado na Avenida dos Portugueses, bairro Vila Isabel, área Itaqui-Bacanga.

 Com isso faz-se a integração dos catadores de materiais recicláveis ao modelo de atuação da central, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12305/2010) e a Lei Municipal nº 6.321/2018.

 A Coopresl fará o recebimento e armazenamento do resíduo eletroeletrônico. Quando o volume atingir 3 toneladas, Abree fará a retirada e o encaminhamento para a destinação final ambientalmente adequada.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.