Sessão solene

Assembleia concede Medalha 'João do Vale' a Dona Cotinha e título de 'Cidadão Maranhense' a Giovanni Spinucci

A sessão solene foi realizada na manhã desta sexta-feira (6), no Plenário Nagib Ackel.

Publipost / Agência Assembleia

Atualizada em 06/05/2022 às 18h17
O deputado Duarte Júnior (PSB), que presidiu a sessão, é o autor da proposição das comendas. (Foto: Divulgação)
O deputado Duarte Júnior (PSB), que presidiu a sessão, é o autor da proposição das comendas. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (6), no Plenário Nagib Ackel, a medalha do Mérito Legislativo 'João do Vale' à Dona Cotinha, criadora da Associação dos Amigos do Parque da Juçara, em Maracanã, e o título de Cidadão Maranhense ao jornalista Giovanni Spinucci, da TV Mirante. O deputado Duarte Júnior (PSB), que presidiu a sessão, é o autor da proposição das comendas. Participaram do evento amigos e familiares dos agraciados com as honrarias.

“Estou muito alegre e satisfeita. Esse é um reconhecimento ao trabalho que tenho feito em Maracanã. Há mais de 50 anos, presto serviços àquela comunidade. Agradeço à Assembleia por me conceder essa honraria e, de modo especial, ao deputado Duarte Júnior pela inciativa”, declarou Dona Cotinha.

O jornalista Giovanni Spinucci, por sua vez, declarou que estava honrado pelo recebimento da comenda. “Foi aqui, no Marahão, que as portas se abriram para mim e que me tornei jornalista, com muito estudo e trabalho. Trabalho este que, inclusive, passou pela TV Assembleia, onde participei da montagem e da primeira exibição. Fico feliz em ver a TV Alema funcionando em um Complexo de Comunicação. Meu sentimento é de gratidão de ter todo esse trabalho reconhecido. Esse título só aumenta minha responsabilidade de honrar o Jornalismo”.

Justificativa

O deputado Duarte Júnior disse que Giovanni Spinucci tem seu nome consolidado no Jornalismo maranhense e muitos serviços prestados ao Estado. “O maior destaque de sua história foi ter sido escolhido pela Rede Globo para representar o Maranhão na edição histórica em comemoração aos 50 anos do Jornal Nacional, telejornal de maior audiência da televisão brasileira. Portanto, nada mais justo do que ele receber a cidadania maranhense, pois, de fato, representou, à altura, o Maranhão e os maranhenses”, justificou.

Duarte também destacou a homenagem à Dona Cotinha, que tem uma história de valorização da cultura maranhense e de incentivo ao turismo. “A homenagem à Dona Cotinha é um justo reconhecimento à sua trajetória e contribuição à nossa cultura.  Quem aqui não conhece ou nunca visitou o Parque da Juçara? É por toda essa história que Dona Cotinha recebe o reconhecimento da Assembleia Legislativa do Maranhão”, disse.

Perfil dos Homenageados

Maria de Jesus Assis Marques, mais conhecida como Dona Cotinha, é filha de Urbano Santos (MA) e teve sete filhos. É moradora de Maracanã desde 1966, quando seu esposo foi transferido para trabalhar na Rede Ferroviária Federal S.A. Ela inicia sua história dando apoio ao seu esposo, que foi membro da Comissão Organizadora e proprietário de uma das barracas de comercialização de juçara.

Maria de Jesus Assis Marques, mais conhecida como Dona Cotinha.(Foto: Divulgação)
Maria de Jesus Assis Marques, mais conhecida como Dona Cotinha.(Foto: Divulgação)

Em 1975, quando a Festa da Juçara deixa de ser gerida pela Prefeitura de São Luís e passa para a responsabilidade da Empresa Maranhense de Turismo (Maratur), deixando de existir, Dona Cotinha funda a Associação dos Amigos do Parque da Juçara, em 1997, da qual é leita a primeira presidente. Desde então, fomenta a cultura popular maranhense e de preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda. Após 17 anos de gestão, passou o legado para a neta, Mayara Marques.

Giovanni Spinucci nasceu em Jundiaí (SP) e mudou-se para o Maranhão em 2003. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Estácio, em São Luís. Construiu sua carreira em jornais locais e, atualmente, é repórter e apresentador da TV Mirante. Contribuiu com a montagem da TV Assembleia. Convidado pela Rede Globo, Spinucci representou o Maranhão na apresentação da edição comemorativa dos 50 anos do Jornal Nacional.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.