POLÍTICA DE INCLUSÃO

Alumar certifica profissionais no programa de capacitação técnica de mulheres

Programa objetiva qualificar e reter a presença feminina nas áreas operacionais da Redução.

Imirante.com

As cinquenta profissionais femininas na solenidade de entrega dos certificados de conclusão de formação
As cinquenta profissionais femininas na solenidade de entrega dos certificados de conclusão de formação (Divulgação)

SÃO LUÍS - Cinquenta profissionais comemoram a conquista da entrega de certificado de conclusão do Programa de Formação de Mulheres na Operação, na fábrica de alumínio da Alumar, que tem o objetivo de qualificar e reter a presença feminina nas áreas operacionais da Redução. O evento teve a participação da presidente da Alcoa Foundation e vice-presidente de Sustentabilidade da Alcoa, Rosa Garcia; do Gerente da Redução, Walmer Rocha; e lideranças da Alumar.

 A partir de agora, as profissionais iniciam a capacitação prática e serão acompanhadas por tutores, por meio de consultoria especializada, e por padrinhos/madrinhas Alumarenses diretamente nas áreas em que atuarão, nos três primeiros meses de trabalho. A formação contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que elaborou um conteúdo teórico sobre educação para o trabalho, como comunicação oral e escrita, planejamento e saúde, e segurança, além de módulos técnicos, com atividades envolvendo noções da operação e outros processos operacionais.

“Na Alumar, valorizamos a diversidade e promovemos oportunidades iguais para todas as pessoas, sem distinção de cultura, ideologias, deficiências, gênero, cor, etnia, origem ou orientação sexual. Incentivamos o desenvolvimento e capacitação de todos e todas para que tenhamos um futuro comum e melhor”, destacou a Gerente de Recursos Humanos da Alumar, Tereza Cavalca.

A retomada da Redução da Alumar viabilizou a geração de 1.500 novos postos de trabalhos indiretos, além da contratação de 1.140 colaboradores diretos. O Programa de Formação de Mulheres na Operação surgiu como uma oportunidade transformadora para muitas mulheres, que buscavam espaço no mercado de trabalho.

“O programa veio para dar oportunidade a muitas mulheres que, assim como eu, tem competência, dedicação e força de vontade para agarrar todas as oportunidades oferecidas pela Alumar. Participamos de um programa transformador, em todos os aspectos. Desde a diversidade de talentos que temos dentre essas 50 meninas, até a história de cada uma. Todo lugar é lugar de mulher”, afirma Márcia Rocha, técnica em eletroeletrônica.

A Alumar é reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas políticas de inclusão. Em 2021 foi certificada pelo Guia Exame de Inclusão & Diversidade e, em 2020, recebeu a premiação de Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração. Entre as iniciativas desenvolvidas pela Alumar, destacam-se a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que tem como missão fornecer inspiração, conscientização e conexões na promoção de uma cultura de inclusão de mulheres e melhoria da diversidade de gênero. Também conta com os grupos EAGLE (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+), AWARE (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial) e ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes).

Sobre a Alumar

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais.

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.