Federação

REDE e PSOL voltam a debater composição da chapa na próxima semana

Partidos que definiram se unir em federação estão divergindo quanto a formação da chapa que disputará o governo estadual; REDE apoia pré-candidatura de Weverton Rocha e PSOL quer Enilton Rodrigues como candidato ao Palácio dos Leões.

Carla Lima/ipolítica

Atualizada em 21/04/2022 às 16h36
PSOL se reuniu em  e decidiu por candidatura própria
PSOL se reuniu em e decidiu por candidatura própria (Divulgação)

SÃO LUÍS - Após confirmação da Federação entre PSOL e Rede Sustentabilidade (REDE), as direções estaduais dos dois partidos no Maranhão irão se reunir na próxima semana para debater as composições das siglas. Elas divergem quanto a formação da chapa majoritária para a disputa pelo Palácio dos Leões e para o Senado.

No início desta semana, a direção estadual do PSOL divulgou informação de que a chapa majoritária da federação com a REDE no Maranhão seria com Ernilton Rodrigues o candidato ao governo do estado em 2022 e que Antonia Cariongo, candidata ao Senado.

Segundo as informações da assessoria do PSOL, um acordo nacional foi firmado garantindo à REDE indicações para encabeçar chapas no Amapá e Espírito Santo.

Esta informação, no entanto, foi negada pelo porta voz da REDE no Maranhão, Breno Ribeiro. Ao Imirante, ele disse que os debates apenas se iniciaram e que até a data do conferência dos dois partidos, um entendimento será alcançado.

“Nós vamos manter nossa posição de apoiar a pré-candidatura do senador Weverton e vamos levar esta posição para a conferência da federação até porque não há consenso em torno da candidatura do Enilton Rodrigues dentro do PSOL. Existem outras correntes que apoiam a candidatura da professora Luduína Tavares e existem corrente que tem o mesmo posicionamento nosso de apoiar ao senador Weverton. Então querer impor internamente isto, não é um papel democrático que se espera do PSOL”, disse Breno Ribeiro.

O porta voz estadual da REDE disse ainda que o diálogo vai continuar para garantir que a união das dias legendas se concretize no Maranhão de forma democrática. “Nós vamos dialogar porque a unidade é a melhor opção. Vamos manter nossa tese, mas se a questão for por candidatura própria, nós temos nomes para apresentar para o debate”, afirmou Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.