Eleições 2022

Cresce discussão sobre candidatura ao Senado pela chapa de Edivaldo Júnior

PSD, partido do pré-candidato a governador que nome forte para fazer oposição ao ex-governador Flávio Dino.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Atualizada em 17/04/2022 às 07h13
Edivaldo conseguiu recentemente apoio dos deputados Josivaldo JP e Pastor Cavalcanti
Edivaldo conseguiu recentemente apoio dos deputados Josivaldo JP e Pastor Cavalcanti (Divulgação)

SÃO LUÍS - Tem avançado nos bastidores a discussão sobre a construção de uma pré-candidatura ao Senado da República pela chapa do ex-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Governo, Edivaldo Holanda Júnior (PSD) para atuar como adversário direto do ex-governador Flávio Dino (PSB).

O objetivo foi revelado pelo presidente estadual do PSD, deputado federal Edilázio Júnior, na semana passada, em entrevista concedida ao programa Panorama, da Rádio Mirante AM.

Naquela ocasião, Edilázio revelou que Edivaldo - que já integrou o grupo de Dino -, deve ter um pré-candidato ao Senado na sua chapa. Ele disse que o objetivo lançar um nome com potencial para derrotar o ex-chefe do Executivo. 

Ele não descarta formalizar uma aliança com outros partidos para que seja lançado um candidato único de oposição a Dino.

“Acredito que deveremos ter um candidato próprio ao Senado. Existem alguns nomes dentro do nosso partido que possuem potencial para ser candidato, como em outros partidos, que estamos abrindo diálogo para que possamos chegar nas convenções tendo um nome competitivo. Precisamos abrir esse diálogo com todas as correntes que vão ser oposição à Flávio Dino buscando um entendimento inclusive de uma candidatura única com potencial para derrotar o ex-governador”, afirmou.

Nomes

Na ocasião da declaração de Edilázio, falava-se nos bastidores de um possível apoio ao senador Roberto Rocha (PTB).

Rocha ainda não definiu se disputará o Governo ou a reeleição ao Senado. O PSD já avaliou internamente a possibilidade de construção de diálogo com o petebista.

Outro nome que surgiu nos bastidores foi o da vereadora Karla Sarney (PSD), que exerce o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São Luís. 

Não há, no entanto, nada definido dentro do partido sobre o nome que será apoiado.

Afastamento 

Independentemente disso, o fato de o PSD discutir com mais intensidade a possibilidade de lançamento de um pré-candidato ao Senado, evidencia o afastamento de Edivaldo Holanda Júnior do ex-governador Flávio Dino.

Edivaldo integrou o grupo político de Dino de 2012 até 2020, quando deixou o comando da Prefeitura de São Luís. 

Ele não apoiou naquela ocasião o candidato do Palácio dos Leões à sucessão: Duarte Júnior (PSB). Duarte foi derrotado por Eduardo Braide (Podemos).

Dino e Edivaldo não estiveram mais juntos.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.