Sua voz importa

Dia Mundial da Voz: fonoaudióloga explica cuidados e como manter a qualidade vocal

Imirante.com conversou com a fonoaudióloga Glenda Santiago.

Adriano Soares / Imirante.com

Atualizada em 18/04/2022 às 10h54

SÃO LUÍS – Neste sábado (16), é celebrado do Dia Mundial da Voz, data que tem como objetivo alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar. As comemorações que deram origem ao Dia Mundial da Voz começaram no Brasil em 1999 como resultado de uma iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto que pertenciam à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV) em parceria com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia.

Leia também:

Fonoaudiólogo explica cuidados que ajudam a manter uma voz saudável

Desde o início, os profissionais da área se organizaram em torno de campanhas temáticas voltadas à prevenção de doenças relacionadas ao aparelho vocal: “Não arrisque sua voz - cuide da sua voz”, em 1999; “Afine a sua saúde - cuide da sua voz”, em 2000 e “Voz é vida, cuide da sua voz”, em 2001. Já em 2003, a celebração passou a ter expressão internacional, tornando-se o Dia Mundial da Voz, ocasião que ampliou para todo o globo as preocupações que os profissionais brasileiros já difundiam sobre a saúde vocal. O tema da campanha em 2022 é: “Sua Voz Importa”.

A voz é um comportamento que revela diversas características individuais: ao ouvir uma voz identificamos e reconhecemos uma pessoa, suas emoções, temos impressões sobre a sua personalidade, intenção e imaginamos até mesmo como é essa pessoa fisicamente. A voz é considerada “o tato à distância”, por isso descrevemos as vozes como aveludadas, ásperas, crepitantes, macias, brilhantes, coloridas, metálicas, dentre outras qualidades.

Ao longo da vida, a voz se modifica naturalmente, pois acontecem mudanças na frequência fundamental, que é o número de vibrações por segundo que as pregas vocais vibram. Essas mudanças ocorrem em virtude das transformações de crescimento e envelhecimento das estruturas responsáveis pela produção vocal.

Para falar sobre os cuidados com a voz, o Imirante.com conversou com a fonoaudióloga Glenda Santiago que explicou a importância desse mecanismo do nosso corpo e de como manter a qualidade vocal. Assista acima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.