Educação

Universidade Ceuma lança Mestrado Profissional em Direito e Afirmações de Vulneráveis

Para a primeira turma do programa, foram ofertadas 25 vagas.

Publipost / Ceuma

Atualizada em 13/05/2022 às 11h49
O Programa afigura-se como um espaço de produção de conhecimento científico socialmente contextualizado.
O Programa afigura-se como um espaço de produção de conhecimento científico socialmente contextualizado. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Universidade Ceuma lançou a primeira turma do Mestrado Profissional em Direito e Afirmações de Vulneráveis. O programa, que tem por objetivo pensar a realidade e fomentar intervenções qualificadas que contribuam com o diagnóstico e enfrentamento das diversas vulnerabilidades, segue com inscrições abertas 25 de março.


Para a primeira turma do curso, foram ofertadas 25 vagas. O programa possui área de concentração em Direito e Afirmação de Vulneráveis com duas linhas de pesquisa: Direitos humanos e políticas de proteção e inclusão de vulneráveis; políticas de proteção à saúde e socioambientais para inclusão de vulneráveis.


Destina-se aos profissionais graduados em Direito e em áreas afins, cujo o propósito seja o aperfeiçoamento que resultem na superação dos obstáculos e desafios enfrentados no processo de consolidação e eficácia dos direitos fundamentais sociais.


Com uma dinâmica apropriada às novas exigências desses tempos, é o primeiro Mestrado Profissional em Direito do Maranhão. As disciplinas obrigatórias e eletivas serão semanais e ministradas, presencialmente com transmissão por via remota, às quintas-feiras e sextas-feiras, às 19h às 22h; aos sábados das 08h30 às 11h30 e, eventualmente, 14h às 17h.


O Programa afigura-se como um espaço de produção de conhecimento científico socialmente contextualizado e de interlocução com os poderes constituídos, com o terceiro setor e os diversos movimentos sociais, a partir de intensa interação com a sociedade.


Aula magna


No último dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Universidade Ceuma promoveu uma aula aberta do mestrado em Direito e Afirmações de Vulneráveis, com o tema ‘Representatividade delas por Elas!”. A Aula foi contou com a participação das mestrandas Danyelle Bitencourt (TJ-MA e PGDir/Ceuma) e Maryanna Fecury Tavares (advogada e PGDir/Ceuma), e foi mediada pela professora doutora Valdira Barros (PGDir/Ceuma).


O objetivo do evento foi provocar reflexão sobre a participação feminina em nossa sociedade nos âmbitos público e privado, assim como sua relação com o sistema democrático que a legitima.


A representatividade das mulheres foi abordada não só como um direito, mas também como estratégia de luta por reconhecimento e reparação das mais diversas discriminações históricas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.