Eleições 2022

Escutec/Imirante: pesquisa mostra empate entre Carlos Brandão e Weverton Rocha

Levantamento, que tem registro com o núemro MA 00150/2022, ouviu 2 mil eleitores nos dias 27 de março a 1º de abril.

Carla Lima/Editora de Política

- Atualizada em 02/04/2022 às 08h20
Weverton Rocha e Carlos Brandão aparecem empatados na nova pesquisa Escutec/Imirante.
Weverton Rocha e Carlos Brandão aparecem empatados na nova pesquisa Escutec/Imirante.

SÃO LUÍS - O Instituto Escutec traz nova pesquisa de intenção de voto para o governo do Maranhão, Senado e também para a Presidência da República. Assim como no primeiro levantamento, em fevereiro, o senador Weverton Rocha (PDT) e o governador Carlos Brandão (PSB) aparecem empatados na corrida pelo Palácio dos Leões. Os demais pré-candidatos, praticamente, mantiveram os mesmos percentuais da primeira pesquisa.

Nesta segunda pesquisa, que tem registro na Justiça Eleitoral com o número MA 00150/2022, foram ouvidos 2 mil eleitores nos dias 27 de março a 1º de abril. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,19% para mais ou para menos.

O primeiro cenário pesquisa para o governo do Maranhão foi o espontâneo. Nele, Carlos Brandão e Weverton Rocha foram citados cada um por 6% dos entrevistados. Em seguida vem Edivaldo Júnior (PSD), Lahesio Bonfim (Agir 36) e Flávio Dino (PSB) com 3% cada de intenção de voto. Foram mencionados ainda pelos eleitores a ex-governadora Roseana Sarney do MDB (2%), senador Roberto Rocha do PTB (2%) e Josimar de Maranhãozinho do PL (1%). Disseram que nenhum dos candidatos 13% dos ouvidos e não souberam ou não responderam somaram 61%.

Estimulado

Os percentuais são bem diferentes quando apresentados aos eleitores os nomes dos pré-candidatos. Neste cenário estimulado Carlos Brandão aparece com 22% sendo seguido por Weverton Rocha com 21%. Edivaldo Júnior tem 12%, Roberto Rocha, 10% e Lahesio Bonfim, 9%. O ex-secretário Simplício Araújo (SD) aparece com 2% e Enilton Rocdrigues (PSOL) com 1%. O pré-candidato do PSTU, Hertz Dias, não pontuou.

Escutec mostra empate entre Brandão e Weverton
Escutec mostra empate entre Brandão e Weverton

Comparando as duas pesquisas Escutec já divulgadas em 2022, é possível perceber pouca mudança nos percentuais dos pré-candidatos. Em fevereiro, por exemplo, o senador Weverton Rocha apareceu com 22% e agora está com 21%.

O governador Carlos Brandão tinha, em fevereiro, 19% e, agora, tem 22%. O ex-prefeito Edivaldo Júnior manteve o seu percentual de 12% nas duas pesquisas. O senador Roberto Rocha tinha 11% e agora aparece com 10%.

Lahesio Bonfim foi o que mais cresceu comparando as duas pesquisas: em fevereiro ele tinha 6% e agora aparece com 9%.

Josimar de Maranhãozinho manteve o mesmo percentual de 5% assim como Simplício Araújo com 2% nos dois levantamentos.

Rejeição

A pesquisa Escutec traz também o cenário de rejeição dos pré-candidatos ao governo do Maranhão. Lidera Josimar de Maranhãozinho com 28% de rejeição. Ele é seguido por Roberto Rocha com 16%, Weverton Rocha com 15% e Lahesio Bonfim com 12%. Carlos Brandão tem 11% de rejeição, Edivaldo Júnior, 6%, Enilton Rodrigues, 4%, e Simplício Araújo, 3%. Hertz Dias tem 1% de rejeição.

Josimar de Maranhãozinho é o que tem maior rejeição
Josimar de Maranhãozinho é o que tem maior rejeição

Senado

A pesquisa Escutec traz ainda o cenário de disputa para senador do Maranhão. Nele, Flávio Dino aparece liderando com 51%. De longe, aparece Roberto Rocha com 22% sendo seguido por Pastor Bel com 3% e Antônia Cariongo (PSOL) com 1%.

 

Flávio Dino lidera com mais de 50% a corrida para o Senado
Flávio Dino lidera com mais de 50% a corrida para o Senado

Considerando a rejeição, Roberto Rocha aparece com 21%, Dino com 18%, Pastor Bel com 10% e Antônia Cariongo com 4%.

 

Roberto Rocha tem maior rejeição na disputa para senador do Maranhão
Roberto Rocha tem maior rejeição na disputa para senador do Maranhão

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.