SÃO LUÍS - O Maranhão é o estado brasileiro com maior percentual de desalentados do país. Segundo reportagem do Valor Econômico, 18,8% dos maranhenses não têm emprego e já desistiram de procurar um,
Também na parte de baixo do ranking, mas ainda bem melhores que o Maranhão, estão Alagoas, com 15,9% de desalentados, e Piauí, com 13,7%.
De acordo com definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desalentado é um pessoa que gostaria de trabalhar, mas desistiu de procurar emprego por acreditar que não conseguiria.
O Maranhão é o estado brasileiro com maior percentual de desalentados - pessoas que desistiram de procurar trabalho porque acham que não vão conseguir - do BR. São 18,8%, seguido de Alagoas (15,9%) e Piauí (13,7%). pic.twitter.com/V8hXc2Hcmv
— Roseana Sarney Murad (@RoseanaSarneyM) March 25, 2022
Caged - Apesar de o IBGE constantemente apontar o Maranhão como um dos estados com o maior número de desempregados do Brasil, o Governo do Maranhão tem comemorado resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Recentemente, o governador Flávio Dino (PSB) exaltou dados do que, segundo ele, apontam saldo positivo no estado. De acordo com o socialista, o Maranhão teve saldo positivo de empregos pelo quinto ano consecutivo em 2021.
"CAGED do Governo Federal registra o Maranhão com saldo positivo de empregos formais pelo 5º ano consecutivo. Seguimos fazendo fortes investimentos em obras públicas e apoiando o setor privado com expressivos incentivos fiscais, visando à geração de empregos", destacou.
Saiba Mais
- Taxa de desemprego sobe para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro
- IBGE: em 14 Estados, desemprego de 2024 foi o menor já registrado
- Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde 2012
- Taxa de desemprego atinge menor patamar desde 2012
- Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.