Passagens

Lançado edital 2022.1 que beneficia universitários com cartão de transporte

O cartão é direcionado a jovens maranhenses que fazem, diariamente, um percurso de 100 quilômetros somados ida e volta.

Imirante.com, com informações do governo do Maranhão

Atualizada em 26/03/2022 às 18h03
Na edição 2022.1, a meta é atender 1.850 estudantes das redes de ensino público e privado de todo o Maranhão.
Na edição 2022.1, a meta é atender 1.850 estudantes das redes de ensino público e privado de todo o Maranhão. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Foi lançado mais um edital para o programa Cartão Transporte Universitário nessa sexta-feira (18). A iniciativa foi instituída pela Lei nº 10.691 e pela MP nº 253/217. Desde então já foram realizadas cinco edições, e vem garantindo a permanência de estudantes nas aulas com a ajuda de custo que o programa proporciona.

A cada semestre são concedidos, por meio de edital da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), o valor de R$ 800, correspondendo a um total de 2 mil benefícios ao ano.

As inscrições se iniciam no dia 21 de março pelo site transporteuniversitario.juventude.ma.gov.br. Também serão lançados editais para alunos das unidades plenas do IEMA.

Na edição 2022.1, a meta é atender 1.850 estudantes das redes de ensino público e privado de todo o Maranhão, além de alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Plenos, com investimento de R$ 1.480.000.

A secretária estadual da Juventude, Tatiana Pereira, explicou mais sobre o programa. “O foco principal é garantir a transferência de renda ao estudante, que vai poder pagar a passagem dele, de ônibus ou van, para chegar à universidade”, disse.

O cartão é direcionado a jovens maranhenses que fazem, diariamente, um percurso de 100 quilômetros somados ida e volta. O beneficiário de São Mateus do Maranhão, Maurício Nina, estudante de Biologia da Universidade Federal do Maranhão (campus Bacabal), contou que pensou em trancar o curso em razão da falta de dinheiro para o transporte.

“Quando lançaram o programa, eu fiquei super feliz, procurei informações, fui à Secretaria e, graças a Deus, fui um dos contemplados, o que foi fundamental para mim, pois acarretou na minha permanência na universidade”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.