SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim epidemiológico divulgado na última quinta-feira (3), que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 apresentou redução em São Luís. Cerca de 27% dos leitos de UTI permanecem com internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Leia também:
Maranhão registra seis mortes e 994 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas
De acordo com dados da SES, 270 novos casos de Covid-19 foram confirmados na Grande Ilha. Apesar do número elevado de contaminações, o secretário de estado de políticas públicas, Marcos Pacheco, considera que a pandemia do novo coronavírus enfrenta um momento de transição e estabilidade em todo o Maranhão.
“Temos um número relativamente elevado de casos. Os óbitos estão acontecendo muito pouco […] os registros que estamos fazendo são de óbitos pregressos, ou seja, óbitos que já passaram. Portanto, a situação é de transição, de um cenário epidêmico para um cenário endêmico”, disse o secretário.
Especialistas em saúde pública recomendam cautela quanto ao afrouxamento de medidas de proteção contra a Covid-19, considerando os eventos carnavalescos realizados na capital, com aglomerações.
O secretário Marcos Pacheco alerta para a necessidade prevenção contra novas infecções pela Covid, através da vacinação e da manutenção dos protocolos sanitários.
“A doença circula entre nós, embora ela não esteja em picos epidêmicos, e é por isso que nós não podemos tirar a máscara, devemos, ainda, evitar as aglomerações e devemos manter esses hábitos de higiene que nós incorporamos no dia a dia. Isso é fundamental”, finalizou.
Covid no Maranhão
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite dessa sexta-feira (4), que o Maranhão tem 10.824 mortes e 414.524 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados seis óbitos e 994 pessoas infectadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas no estado, sendo 270 na Grande Ilha de São Luís, 29 em Imperatriz e 695 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,61%.
Saiba Mais
- Covid-19: já são mais de 5,1 mil mortes em 2024
- Covid-19: nova variante XEC pode ser mais transmissível
- Moradores do Rio são infectados com nova variante do vírus da Covid-19
- Covid-19 aumenta entre idosos nas regiões Norte e Nordeste
- Covid-19: InfoGripe alerta para aumento dos casos graves entre crianças pequenas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.