Lei Seca

Lei Seca: 408 testes do bafômetro são realizados em São Luís no Carnaval

A penalidade para o condutor que dirigir sob o efeito de álcool é multa de R$ 2.934,70.

Imirante.com, com informações do Detran-MA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h11
Foram registradas quatro atuações.
Foram registradas quatro atuações. (Foto: Divulgação/Detran-MA)

SÃO LUÍS - Durante o período de Carnaval foram realizadas blitze da Operação Lei Seca, em São Luís, com um total de 460 veículos abordados e 408 testes do bafômetro realizados.

As ações da Lei Seca do Detran-MA, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito, em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), ocorreram no sábado (26), na avenida dos Holandeses; no domingo (27), na avenida São Luís Rei de França; e na terça-feira (1º), na região da Ponta d’Areia.

Leia mais:

SL: 292 multas aplicadas por dirigir sob influência de álcool em 2021, diz Detran

Mais de 7 mil condutores multados por usar celular no trânsito da capital

Durante as operações, a equipe do Detran-MA realizou abordagens educativas, conscientizando condutores e passageiros sobre a importância de práticas corretas no trânsito, ressaltando principalmente os perigos da mistura de álcool com direção.

De acordo com dados da Divisão de Estatística do Detran-MA, foram registradas quatro atuações. Cinquenta e dois condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

Sobre a recusa ao teste

A recusa em fazer o teste com o etilômetro também é considerada uma infração gravíssima. Ou seja, mesmo sem realizar o exame, o condutor receberá as mesmas punições administrativas do condutor que realizou a verificação e foi constatado o consumo de álcool.

A penalidade para o condutor que dirigir sob o efeito de álcool é multa de R$ 2.934,70, cujo valor será dobrado se incorrer na mesma infração dentro de um ano. O infrator ainda está sujeito à suspensão do direito de dirigir por 12 meses, e, como medida administrativa, à retenção do veículo e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.