Cuidados

Procon alerta sobre risco de golpes em consulta a dinheiro 'esquecido' em bancos

Depois de três semanas com o serviço inoperante, na última segunda-feira (14), foi possível voltar a fazer consulta no sistema criado pelo Banco Central.

Imirante.com, com informações do Procon-MA

Atualizada em 26/03/2022 às 18h19
Órgão alerta para golpes com dinheiro ''esquecido''.
Órgão alerta para golpes com dinheiro ''esquecido''. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

SÃO LUÍS - No início desta semana, o Banco Central liberou uma nova plataforma de consulta para quem tem valores a receber de bancos e outros integrantes do sistema financeiro. Além das vantagens de receber o dinheiro, muitas vezes esquecido, a notícia também deve acender o alerta para a prática de golpes, alerta o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA).

Saiba mais:

Consulta de dinheiro 'esquecido' em bancos é liberada nesta segunda

Busca a valores esquecidos registra quase 90 milhões de consultas

"Muita gente não sabe direito como funciona e, é nesse desconhecimento que criminosos se aproveitam para a prática de golpes; por isso, o alerta do Procon-MA é que o consumidor esteja atento ao site oficial disponibilizado pelo Banco Central", explicou a presidente do órgão de defesa, Karen Barros.

A verificação sobre a existência de tais valores deve ser feita unicamente por meio do site: valoresareceber.bcb.gov.br. Dessa forma, o consumidor deve evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram e jamais fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. São estratégias geralmente utilizadas por golpistas.

"O Banco Central informa que não entra em contato com o cidadão, seja por SMS, e-mail, ou qualquer outro meio, muito menos pede dados ou cobra pagamentos para resgate de valores", completou a presidente.

As consultas já estão disponíveis e após acessar e informar CPF ou CNPJ, o sistema irá mostrar se existem ou não valores e quando deverá ser feita nova consulta e resgate.

Valores a receber

O anúncio da ferramenta de consulta, no fim de janeiro, atraiu uma demanda bem maior do que a esperada. Nas poucas horas em que o Sistema de Valores a Receber (SVR) ficou disponível, houve 8,5 mil pedidos de resgate, totalizando mais de R$ 900 mil, segundo o Banco Central. Mas o site do BC logo saiu do ar por conta do grande volume de acessos.

Depois de três semanas com o serviço inoperante, na última segunda-feira (14), foi possível voltar a fazer a busca, mas agora apenas pela página criada exclusivamente para isso.

O novo sistema traz instruções de como fazer o resgate de valores. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o SVR com o login do serviço Registrato, como ocorreu quando a consulta foi lançada, no mês passado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.