Meteorologia

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas e rajadas de vento no Maranhão

Aalerta, que representa grau de perigo, teve início às 10h desta terça-feira (4) e vale até esta quarta-feira (5).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h42
Nas próximas horas, no Maranhão, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Nas próximas horas, no Maranhão, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para fortes chuvas e rajadas de vento em todo o Maranhão. O alerta, que representa grau de perigo, teve início às 10h desta terça-feira (4) e vale até esta quarta-feira (5).

Leia também:

Grande volume de chuvas causa cheia em rio e deixa cidade de Mirador inundada

Segundo o Inmet, nas próximas horas, no Maranhão, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h) no Maranhão. O aviso, categorizado como de perigo, vale até esta quarta-feira (5).

Ainda de acordo com o Inmet, por conta das condições meteorológicas, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas no Maranhão. O aviso é válido para todos os 217 municípios maranhenses.

(Foto: Divulgação / Inmet)
(Foto: Divulgação / Inmet)

Instruções

O Inmet orienta para em casos de rajada de vento, a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra orientação do Inmet durante chuvas fortes e rajadas de ventos, se possível, é de desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência ligar para a Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Chuvas no Maranhão

As fortes chuvas que atingem o Estado já causaram estragos em várias partes do Maranhão. Uma delas é Mirador cidade distante 491 km de São Luís, onde a cheia do rio Itapecuru obrigou famílias a saírem de suas casas.

Por lá, a chuva começou a causar transtorno ainda na última sexta-feira (31). Hoje, as cenas registradas por câmera de celular são de muita água por todos os lados.

Riscos na estrada

No decorrer do período chuvoso é registrado vários problemas na cidade, inclusive, no trânsito. Entre os embaraços para as pessoas que dirigem durante as chuvas estão a baixa visibilidade e a instabilidade do veículo, causada principalmente pela aquaplanagem e a presença de óleo na via.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), para evitar acidentes por causa da baixa visibilidade durante o período chuvoso, a medida mais segura é estacionar o veículo em local seguro e sinalizado e aguarda a chuva passar ou amenizar.

Durante a condução é importante que o motorista reduza a velocidade e acender os faróis baixos para facilitar a visibilidade dos outros veículos e como prevenção é necessário chegar regularmente o bom funcionamento dos freios, faróis, lanternas traseiras, setas, desembaçador e limpadores de para-brisa.

Aquaplanagem

A aquaplanagem que é o fenômeno que ocorre em veículos quando ao passar sobre uma na camada de água ou lama os pneus perdem o contato com o asfalto. Para evitar esse tipo de ocorrência é ideal que o condutor verifique a calibragem dos pneus mensalmente.

A calibragem dos pneus abaixo de 30% do recomendado aumenta muito o risco de aquaplanagem. O condutor deve verificar os pneus e a profundidade da banda de rodagem mensalmente e reduzir a velocidade ao se aproximar de grandes poças ou de água parada.

Dirigir com uma velocidade acima da permitida na via, principalmente, durante ocorrência de chuva é um perigo.

Cuidados para evitar aquaplanagem

- Verificar a calibragem dos pneus mensalmente;

- Verificar o desgaste dos pneus;

- Verificar a profundidade da banda de rodagem mensalmente;

- Reduzir a velocidade;

- Evitar transitar em poças de água ou lama.

Cuidado redobrado

Os motociclistas devem ter cuidado redobrado ao dirigir na chuva e a primeira orientação é esperar a chuva passar antes de começar a dirigir. Também é recomendado reduzir a velocidade e rodar com os faróis acessos, na luz baixa, mesmo durante o dia.

O motociclista deve evitar passar por cima de poças, pois não dá para saber se há alguma depressão na pista e qual a sua profundidade. Como ainda eles devem manter a distância segura de veículos grandes cujos os condutores possuem menor visibilidade como caminhões, ônibus, carretas e vans.

Os condutores devem ter cuidados ao transitar por pistas escorregadias. As primeiras chuvas se misturam com o óleo seco acumulado no asfalto e deixam a via mais escorregadia. Então, o ideal é reduzir a velocidade e tenha atenção redobrada nas curvas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.