O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira, 13, que a decisão que obriga o Governo Federal a exigir comprovante de vacinação para entrada no Brasil, dada no sábado, 11, minimiza "a alternativa entre o comprovante de vacinação e a quarentena".
A decisão de Barroso dada em face liminar em ação impetrada pela Rede Sustentabilidade, que ainda será submetida ao plenário do STF, acaba com a possibilidade de não vacinados entrarem no país. Até então, no Brasil havia somente uma portaria do Governo Federal permitia aos viajantes não vacinados uma quarentena de cinco dias. A norma entraria em vigor no último sábado, 11, mas foi adiada em razão de um ataque hacker a um sistema do Ministério da Saúde impedir o acesso ao ConecteSUS.
"Eu não gosto de comentar decisão judicial, sobretudo enquanto ela ainda não está ratificada e consolidada. Nós conseguimos, no Brasil, uma vacinação muito ampla. O Brasil é um país exemplar em matéria de vacinação. Nós conseguimos conter o número de mortes, está abaixo de 200 a média, e portanto nós não devemos facilitar nessa matéria", disse.
Barroso explicou ainda o conceito que o levou a decidir pela obrigação do passaporte da vacina.
"O Supremo tem uma tradição de aplicar o que se chama de princípio da precaução: matéria de vida e saúde a gente adota a medida mais conservadora possível, para impedir que as pessoas morram. Mas eu não gostaria de comentar o mérito propriamente porque ela ainda não é uma decisão consolidada. Vai ser levada à ratificação dos colegas. O Supremo tem tido um papel importante, eu penso, no enfrentamento da pandemia. Vamos esperar o que os colegas vão deliberar", afirmou o ministro.
Saiba Mais
- No MA, deputado defende passaporte vacinal no ensino público
- Senado adia reunião com Damares Alves sobre oposição a vacinação infantil
- Othelino discute projeto do Passaporte Vacinal com representantes do setor produtivo
- Em meio a desgaste, passaporte vacinal volta à pauta da Assembleia
- Projeto obriga estudante a comprovar vacinação contra Covid para assistir aulas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.