SÃO LUÍS - Durante a Semana do Doador de Sangue Voluntário no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) foram realizadas 1.089 doações. A ação foi organizada pelo governo do Estado para elevar o estoque de bolsas na unidade e atraiu a atenção de pessoas interessadas em doar.
Neste ano, houve um aumento de mais de 7% no número de doadores em comparação à mesma semana no ano passado.
Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação, entre outros critérios avaliados durante a triagem para a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.
O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.
Saiba Mais
- Ato de amor: saiba os pré-requisitos para ser um doador de sangue
- Com estoque em situação crítica, Hemomar incentiva doações de sangue
- Ministério da Saúde e Anvisa atualizam regras para doação de sangue durante pandemia
- MA realiza campanha para doação de sangue nesta quarta-feira (24)
- Hemomar mobiliza população de São Luís para doar sangue
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.