Amasp

Supermercados: fonte de empregos e desenvolvimento no Maranhão

Dia Nacional do Supermercado é comemorado nesta sexta-feira, 12 de novembro

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h08
Setor supermercadista maranhense é responsável por empregar 35.159 trabalhadores somente no varejo
Setor supermercadista maranhense é responsável por empregar 35.159 trabalhadores somente no varejo (Divulgação)

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Supermercado. A data foi instituída no ano de 1968, a partir da publicação da Lei nº. 7.208, que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no país. Além disso, nessa mesma data foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

No Maranhão, o setor começou a se estruturar e ganhar força a partir da fundação da Associação Maranhense de Supermercados (Amasp), no dia 28 de março de 1978, filiada direta da Abras. Atualmente, o setor supermercadista maranhense é responsável por empregar 35.159 trabalhadores somente no varejo. Somando ao segmento atacadista de gêneros alimentícios, responsável pelo abastecimento das lojas, o setor agrega mais 12.388 postos formais de empregos.

Com isso, apenas o núcleo do setor supermercadista é responsável por quase 10% do estoque de empregos com carteira assinada de todo o estado. O segmento movimenta ainda mais empregos indiretos em sua cadeia produtiva, mobilizando setores como a indústria, logística, transporte, representantes comerciais, asseio e conservação, segurança privada, entre outros diversos setores que fornecem apoio às operações dos supermercados.

“O setor supermercadista é um eixo de desenvolvimento fundamental ao estado. Geramos empregos, distribuímos renda, além de sermos responsáveis pela missão social de abastecer e garantir os alimentos à população. Para mim, é um grande orgulho estar à frente dessa categoria e poder representar tantos empresários que se esforçam dia a dia para se manterem de portas abertas, atendendo à comunidade e prestando seus serviços com qualidade”, destaca o presidente da Amasp e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado do Maranhão (Sincovaga), Manoel Antonio Souza Barbosa.

Superação

Ao longo de todo o ano de 2020, momento em que as atividades empresariais foram atingidas por restrições de funcionamento e se viram obrigadas a demitir parte de seus funcionários, o setor supermercadista, considerada uma atividade essencial, conseguiu se destacar e manter o atendimento à população. Com planejamento e garantia de todos os protocolos sanitários, o setor supermercadista fechou o ano de 2020 com saldo positivo na geração de empregos no Maranhão. Com a criação de 5.316 novas vagas criadas somente no varejo, o segmento foi o que melhor apresentou resultado no ano passado, entre todos os agrupamentos econômicos.

Em 2021, o setor supermercadista segue na mesma trajetória positiva de empregos e já apresenta saldo de 1.497 postos formais de empregos criados de janeiro até setembro. Para a Amasp, esse é o reflexo do planejamento realizado pelo setor, que vem se expandindo até para fora das fronteiras do estado. “O potencial de desenvolvimento para o setor supermercadista no Maranhão ainda é muito grande. Por isso, nós, enquanto associação e sindicato que representam o segmento, estamos trabalhando para fornecer as ferramentas ideais que deem sustentação a esse desenvolvimento”, finaliza o presidente da Amasp e Sincovaga, Manoel Barbosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.