Bolsonaro pode ter palanque de até dois candidatos ao governo no MA
Dependendo do partido que o presidente da República escolher para disputar a reeleição no próximo ano, ele poderá ter como aliado no Maranhão até o senador Weverton Rocha do PDT
A decisão sobre o destino partidário do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), terá reflexos diretos na disputa eleitoral no Maranhão. Ele conversa com três legendas: PL, Republicanos e PP , todos com posições já marcadas para a corrida pelo comando do Palácio dos Leões no próximo ano.
O PL tem o deputado federal e presidente estadual da sigla no Maranhão, Josimar de Maranhãozinho como pré-candidato ao governo estadual. Ele tem dito que busca o presidente da República em sua legenda e dar o palanque para ele no estado.
A questão é que um dos aliados de primeira linha de Bolsonaro no Maranhão é o senador Roberto Rocha que quer seguir o mesmo caminho partidário do presidente. Se assim ocorrer, Rocha não poderia (em tese) disputar o governo do Maranhão devido a posição que vem adotando Josimar de Maranhãozinho. A saída, no caso, seria Rocha disputar a reeleição em 2022.
Se o destino de Bolsonaro for o PP ou o Republicano, o palanque para o presidente seria dado pelo senador Weverton Rocha (PDT). Explica-se: as duas siglas já declararam apoio ao senador pedetista com o aval das direções nacionais. Desta forma, Roberto Rocha teria que lutar pela reeleição ou, então, outro mandato como de deputado federal ou vaga de vice na chapa.
Claro que as alianças ainda não estão fechadas. Até agosto do próximo ano, os partidos ainda terão diálogo para fechar suas alianças e chapas.
PTB
Pelo cenário atual e as opções colocadas pelo presidente da República, Bolsonaro tem possibilidade de três de palanques no Maranhão. Além de Maranhãozinho e Weverton Rocha (que mesmo sendo de esquerda não tem a intenção de negar apoio dos partidos sondados por Bolsonaro), o presidente pode ter também o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim. Ele trocou o PSL pelo PTB, partido alinhado ao governo Bolsonaro nacionalmente.
Lahesio tem se colocado como um candidato de direita mais alinhado ao presidente da República e se filiando a um partido aliado, deverá se colocar como candidato de Bolsonaro no Maranhão em 2022.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.