FPM

Congresso promulgará emenda que aumenta repasses a prefeturas

Novo texto aumentou em um ponto percentual o valor repassado pela União aos municípios

Agência Senado

- Atualizada em 26/03/2022 às 19h22
Adicional deverá ser depositado em setembro de cada ano
Adicional deverá ser depositado em setembro de cada ano (Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O Congresso Nacional vai promulgar, na próxima quarta-feira, 27, em sessão solene, a partir das 15h, a emenda constitucional que aumenta os repasses da União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A emenda teve origem no Senado, em proposta do ex-senador Raimundo Lira (PB) (PEC 29/2017).

De acordo com o texto, a União deverá repassar para os municípios 23,5% da arrecadação com o imposto de renda e com o imposto sobre produtos industrializados (IPI) - atualmente, são 22,5%. O um ponto percentual adicional deverá ser depositado no FPM no início de setembro de cada ano. Os novos repasses já começarão em 2022.

O aumento do repasse será gradativo, ao longo dos quatro primeiros anos da vigência da nova fórmula. Nos dois primeiros anos, o repasse será de 0,25% a mais da receita; no terceiro ano, de 0,5%; e do quarto ano em diante, de 1%.

A nova emenda será a de número 112, desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.