SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh/MEC), recebeu nesse sábado (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o senador, Roberto Rocha e demais membros do ministério. A visita proporcionou que a comitiva pudesse conhecer de perto as instalações do hospital, escutar as demandas sobre novos investimentos, prestar contas e agradecer pelas aquisições realizadas devido às emendas destinadas pelo senador Roberto Rocha à instituição e que foram de grande importância para o enfrentamento da Covid-19.
O ministro foi recepcionado pelo reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages; o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes; gerentes, chefes de serviço e líderes do hospital. A programação incluiu a visitação das instalações da Unidade de Diagnóstico por Imagem, da Unidade Coronariana e Hemodinâmica, da UTI Cardio e Geral e do Centro de Pesquisas Clínicas (CEPEC), nesse último foi realizado um momento solene para pronunciamento das autoridades.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que a constituição de 88 consagrou a saúde e a educação como direitos fundamentais, sendo assim o binômio saúde/educação é conjugado da maneira máxima nas nossas universidades. “A Ebserh, que gere os hospitais universitários em todo Brasil, tem provido qualidade e eficiência na gestão. E isso resulta em melhor assistência e na melhor concretude das políticas públicas. As universidades têm importância fundamental na pesquisa, na graduação, na extensão, na pós-graduação. Sem elas não temos condições de construir, no caso da saúde, o futuro do nosso Sistema Único de Saúde da forma como foi sonhado. Para que tenhamos a saúde como um direito de todos e um dever do estado garantido mediante políticas sociais e econômicas”.
O reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, destacou a honra em receber a visita do Ministro e que tem acompanhado as ações do Governo Federal e do Ministério da Saúde “São ações que fortalecem. Há muito o que fazer no Sistema Único de Saúde, mas o SUS também saiu dessa crise sanitária fortalecido pelas suas ações e mostrando que é o maior programa de assistência a população de um país no mundo. Não existe nenhum programa da dimensão, da responsabilidade social, de inclusão, como o Sistema Único de Saúde. Quero agradecer sua presença e dizer que reconhecemos seu trabalho e seu esforço para que o Ministério da Saúde continue firme no controle da pandemia e de outras ações de interesse público de saúde do nosso país.”
O senador Roberto Rocha que tem sido parceiro da universidade e do hospital universitário afirmou que se manterá firme na busca por melhorias na saúde “Continuarei trabalhando e investindo para garantir que o HU-UFMA continue sendo referência na qualidade e no atendimento digno para todos os maranhenses que necessitam da saúde pública no nosso estado.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a parceria e todo o empenho do Ministério da Saúde e aproveitou o momento para reforçar a importância em investimentos em pesquisa “O momento nos trouxe a possibilidade de fomentar o investimento em pesquisas, além de poder mostrar parte do nosso hospital, seu potencial tecnológico e corpo técnico.”
Sobre a Rede Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que estão inseridos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.