Orientações

Golpes pela internet crescem cerca de 50% em São Luís

Segundo os dados da Polícia Civil, o crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de mensagens de celular.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Ainda de acordo com a Polícia Civil, nos últimos anos os criminosos investiram na internet para golpes.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, nos últimos anos os criminosos investiram na internet para golpes. (Foto: Reprodução / TV Globo)

SÃO LUÍS – Os crimes de estelionatos por meio da internet cresceram cerca de 50% nos últimos dois anos em São Luís, de acordo com o Departamento de Crimes Tecnológicos da capital maranhense. Por isso, o departamento alerta sobre os golpes e traz orientações para evitar ser vítima dos criminosos na internet.

Segundo os dados da Polícia Civil, o crime cometido no ambiente virtual é antigo e chega por meio de mensagens de celular. A professora Francinete Sampaio recebeu uma mensagem na qual avisava que o aplicativo do banco em que é cliente estava com problemas e clicando no link pedia uma transferência de mais de R$ 3 mil reais.

“Eu fiquei com medo. Será que nesse link tem alguma coisa que vai me prejudicar? Será que eu clico? Será que não?”, disse Francinete Sampaio.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, nos últimos anos os criminosos investiram na internet para golpes. O do link falso, por exemplo, instala um vírus no celular, que acaba roubando dados da vítima e tudo através de mensagens. Segundo a polícia, os bancos não enviam mensagens com links.

“Nos dias de hoje, o que mais temos que ter preocupação são torpedos, que são disparados em grande quantidade e em várias questões financeiras, bancos, bancos digitais, informam que foi feito uma compra, se você não fez essa compra, clica nesse link. Bancos não mandam toperdos com links”, disse Odilardo Muniz Lima Filho, delegado de Crimes Virtuais do Estado do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.