Vacinação

Eduardo Braide anuncia pedido para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, em São Luís

Pedido será feito ao Ministério da Saúde; anúncio foi feito pelo prefeito de São Luís por meio das redes sociais.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
São Luís já imunizou, com primeira dose, mais de 80% da população adulta contra a Covid-19.
São Luís já imunizou, com primeira dose, mais de 80% da população adulta contra a Covid-19. (Divulgação / Prefeitura de São Luís)

SÃO LUÍS – O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), em entrevista à GloboNews, na manhã desta segunda-feira (28), anunciou que fará o pedido ao Ministério da Saúde para que a capital maranhense vacine adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19.

Segundo Braide, em São Luís, ao menos, 84% da população adulta já recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

“Devemos chegar a 85% da população adulta vacinada já agora nesta semana, e se as doses foram entregues com regularidade que a gente imagina, nas próximas duas semanas a gente já deve ter toda a população adulta de São Luís vacinada”, disse Eduardo Braide à GloboNews.

Com relação ao impacto da vacinação na capital maranhense, o prefeito informou que a imunização em massa da população já é sentida no número de casos da doença na cidade e de internações em unidades hospitalares. “A gente tem acompanhado os boletins epidemiológicos em relação a essa situação. A boa notícia é que nós já chegamos no platô, já iniciou, inclusive, a queda de contágio", afirmou o prefeito de São Luís.

Menos de 1% da população de São Luís deixou de tomar a segunda dose da vacina. "Isso é um número realmente muito baixo. A gente tem poucas pessoas que deixaram de tomar a segunda dose", explicou o Braide.

Nesta segunda-feira, são vacinados em São Luís pessoas de 45 anos ou mais que perderam a primeira chamada de vacinação, os chamados retardatários. A vacinação ocorre nos nove pontos instalados na capital maranhense, das 8h às 18h.

Pontos de vacinação

- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae

- Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio)

- Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)

- Drive-thru - Uema

- Centro de Vacinação da Uema

- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa)

- Centro Municipal de Vacinação - UFMA

- Drive-thru - UFMA

- IFMA Maracanã

Filômetro

Outra iniciativa da prefeitura para garantir mais comodidade para quem vai se vacinar e agilização do serviço foi o lançamento da plataforma digital #FilometroSãoLuís. Quem for se vacinar pode acompanhar pela plataforma o melhor local para tomar sua dose de vacina. Acessando a plataforma é possível saber onde tem 1ª e 2ª dose, qual público está sendo vacinado e o andamento da fila da vacinação em todos os pontos.

“É importante que antes de sair de casa, a população possa consultar o "Filômetro" para saber como está o andamento nos pontos de vacinação e assim possa escolher o melhor local para se vacinar com mais agilidade”, orientou o prefeito Eduardo Braide.

Para verificar as informações e escolher o melhor lugar para se vacinar basta acessar saoluis.ma.gov.br/filometro.

Cadastro

O cadastramento na plataforma #VacinaSãoLuís é necessário para garantir o quantitativo de doses necessárias para o público convocado a comparecer aos centros de vacinação. Por isso, quem está na faixa etária do calendário deste fim de semana deve se cadastrar, caso ainda não o tenha feito. Também, no ato da vacinação é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. Para se cadastrar, basta acessa saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.