SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta quarta-feira (26), a testagem em massa da população. A medida integra as medidas de controle da circulação do novo coronavírus na capital. No total, 180.800 testes de antígeno - dos 600 mil encaminhados ao estado pelo Governo Federal - serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) durante as próximas semanas.
Leia também:
Pessoas de 57 a 55 anos vacinam de quinta-feira até domingo contra Covid-19, em São Luís
Governo do Maranhão afirma que Anvisa autorizou entrada de 38 indianos no Estado
Maranhão inicia testagem em terminal de passageiros para evitar avanço da variante indiana
"Paralelo à vacinação, pela qual temos trabalhado incansavelmente para alcançar a todos, agora também começamos a utilizar os testes rápidos que recebemos do Ministério da Saúde. São mais de 180 mil testes à disposição da população como medida preventiva que nos ajudará a vencer o coronavírus e que fortalece a estratégia do Município, no que diz respeito ao combate e controle da doença", frisou o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
A testagem em massa da população ludovicense foi iniciada pelo Terminal de Integração da Praia Grande, o maior da cidade, que tem fluxo de 55 mil pessoas diariamente. Os testes estão sendo realizados de forma espontânea na população acima de 18 anos.
De acordo com o secretário Joel Nunes, a Prefeitura tem como meta testar até 6 mil pessoas diariamente. "A nossa meta é vacinar, em cada um dos cinco terminais de São Luís, um total de mil pessoas por dia. Além dos terminais, também vamos distribuir mais mil testes diariamente para serem realizados em outros pontos, como nas nossas unidades de saúde, de forma que utilizemos todos os testes que foram encaminhados pelo Ministério da Saúde", disse o secretário.
Sobre a testagem iniciada pelos terminais da cidade, o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Cláudio Ribeiro, afirmou ser uma parceria exitosa. "O início da testagem pelos terminais de integração da cidade é uma estratégia inteligente do prefeito Eduardo Braide por se tratar de locais onde circulam milhares de pessoas todos os dias, iniciativa eficiente para identificar os casos de Covid-19, sobretudo aqueles assintomáticos”, disse.
Os pacientes que testarem positivo durante a ação serão imediatamente encaminhados ao Lacem São Luís para realizar o teste RT-PCR, padrão para a confirmação de casos de Covid-19 e orientados a iniciarem o tratamento devido.
Método de testagem
O método que está sendo utilizado na ação é o Teste Rápido de Antígeno, realizado através de amostras coletadas através de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Esse tipo de teste identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.
Calendário de vacinação
Pessoas de 57 a 55, já cadastradas na plataforma Vacina São Luís, tomam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (27), na capital maranhense. O novo calendário de vacinação foi anunciado, na manhã desta quarta-feira (26), pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos), por meio das redes sociais.
Cepa indiana no Maranhão
A chegada dos 38 indianos ao Maranhão traz preocupação pelo risco de proliferação da variante indiana da Covid-19. O Estado já registrou seis casos da cepa indiana em tripulantes do navio “MV MV Shandong da Zhi”, que está isolado na área de fundeio, na costa maranhense, com 23 tripulantes a bordo. Dos 23 tripulantes, 14 testaram positivo para a covid, sendo 5 com a variante indiana do coronavírus (chamada de B.1.617). Todos estão assintomáticos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.