Orientações

Celular roubado ou perdido? Delegado explica como recuperar o aparelho e proteger seus dados

Sempre que uma pessoa tiver o celular roubado/furtado ou perdido é necessário registrar um Boletim de Ocorrência e proteger os dados. Além disso, a polícia possui técnicas capazes de, em alguns casos, fazer o rastreio do aparelho e recuperá-lo.

Liliane Cutrim/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Caso a vítima não tenha mais esperanças de recuperar o celular, ela pode bloquear o aparelho por meio do IMEI, para que ele fique inviabilizado de ser utilizado pelos criminosos. / Foto: Divulgação.
Caso a vítima não tenha mais esperanças de recuperar o celular, ela pode bloquear o aparelho por meio do IMEI, para que ele fique inviabilizado de ser utilizado pelos criminosos. / Foto: Divulgação.

SÃO LUÍS - O roubo de celulares é cada vez mais comum no Brasil. Segundo um levantamento feito pela Mobile Time em 2020, cerca de 100 milhões de celulares já foram roubados ou furtados no Brasil.

Além do trauma de perder um bem de valor, as vítimas afirmam ter medo de seus dados serem roubados pelos criminosos, já que os aparelhos celulares são cada vez mais usados para acessar contas bancárias, se comunicar com empresas, fazer negociações, interagir com a família e amigos, entre outros fins. São informações que, se caírem nas mãos de criminosos, podem trazer prejuízo financeiro para as vítimas.

Por isso, sempre que uma pessoa tiver o celular roubado/furtado ou perdido é necessário registrar um Boletim de Ocorrência e tomar algumas medidas para proteger seus dados. Além disso, a polícia possui técnicas capazes de, em alguns casos, fazer o rastreio do aparelho e recuperá-lo.

Segundo o delegado Odilardo Muniz, que é diretor do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT), da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), o dono do aparelho roubado ou perdido deve ter os dados do celular em mãos, para poder informar à polícia, para que seja possível localizar o aparelho.

“Quando a pessoa tem um celular furtado, roubado ou simplesmente perdido, a primeira coisa que ela tem que fazer é ter os dados do aparelho, como marca, modelo, IMEI. São informações essenciais para se colocar na ocorrência policial, para justamente ajudar na localização desse aparelho”, explica o delegado Odilardo Muniz.

Outra orientação que o delegado dá é de proteger os dados da vítima por meio da limpeza remota do aparelho, que pode ser feita tanto em celulares com sistema operacional Android quanto IOS (veja no final da matéria como fazer o procedimento).

“Quando você tiver com seu aparelho perdido, furtado ou roubado, a primeira coisa a fazer, como forma de segurança, é resetar (apagar os dados) o aparelho remotamente. Você, tendo acesso à sua conta de e-mail, pode resetá-la, tanto sendo no IOS como no Android. Evitando assim que eles possam ter acesso ao aplicativo do banco e até a suas fotos, que estão dentro do armazenamento”, orienta o diretor do DCCT.

O delegado Odilardo destaca que, mesmo resetando o aparelho, a polícia dispõe de metodologias para localizar o celular com os dados de fábrica, os quais devem ser informados no boletim de ocorrência. A partir dessas informações, a delegacia vai tomar as providências, fazendo o rastreio por meio de operadoras.

O delegado destaca que, o que dificulta, muitas vezes o trabalho da polícia é o fato de a vítima nem saber qual o e-mail foi colocado no aparelho. Por tanto, sempre que adquirir um aparelho é preciso guardar todos os dados sobre ele.

Veja as orientações do delegado Odilardo Muniz

O diretor do DCCT alerta que as vítimas nunca devem reagir diante de um assalto. É preciso preservar a vida, que não deve ser trocada por um celular ou qualquer outro bem, além de confiar no trabalho da polícia que, se tiver as informações necessárias, tem possibilidades de localizar o aparelho.

Veja o que disse o delegado sobre esse assunto

Caso a vítima não tenha mais esperanças de recuperar o celular, ela pode bloquear o aparelho por meio do IMEI, para que ele fique inviabilizado de ser utilizado pelos criminosos.

IMEI*

Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity), que é formado por quatro grupos de números: 000000-00-000000-0.

Para achar o número de IMEI do celular, o consumidor pode:

1) procurar na caixa do celular;

2) procurar em um adesivo que fica por trás da bateria; ou

3) digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

É importante que, antes de comprar um aparelho celular, o consumidor verifique se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso os números apresentados sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Mas Atenção! Celulares que utilizam mais de um Simcard possuem um IMEI para cada chip, sendo necessário verificar cada um dos IMEIs.

Contrabandistas e falsificadores de aparelhos celulares usam números falsos ou clonados de IMEI. Por isso, é muito importante que o consumidor esteja atento na hora de comprar um aparelho celular, preferindo um fornecedor confiável e sempre exigindo a nota fiscal!

Pelo número do IMEI é possível saber se há algum registro de impedimento no aparelho que você possui ou que pretende comprar.

Saiba como proteger seus dados após perda, furto ou roubo

Aparelhos com sistema operacional Android podem ser localizados, bloqueados ou limpos (resetados) por meio da conta Google.

Veja as informações dadas pela empresa:**

Se você perder seu smartphone poderá encontrá-lo, bloqueá-lo ou limpá-lo por meio da Conta do Google vinculada ao seu dispositivo, o Encontre Meu Dispositivo é ativado automaticamente.

Para encontrar, bloquear ou limpar um smartphone Android, é necessário que ele esteja:

- ligado;

- conectado a uma Conta do Google;

- conectado aos dados móveis ou ao Wi-Fi;

- visível no Google Play;

- com a localização ativada;

- com o Encontre Meu Dispositivo ativado.

Se você usa o smartphone perdido para a verificação em duas etapas, precisa ter um telefone ou código alternativo.

Encontrar, bloquear ou limpar remotamente

1 - Acesse android.com/find e faça login na sua Conta do Google.

- Se você tem mais de um smartphone, clique no perdido na parte superior da tela.

- Se o smartphone perdido tem mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal.

2 - O smartphone perdido recebe uma notificação.

3 - No mapa, você pode ver informações sobre onde ele está.

- A localização é aproximada e pode não ser exata.

- Se não for possível encontrar o smartphone, você verá o último local conhecido dele, caso esteja disponível.

4 - Escolha o que você quer fazer. Se necessário, primeiro clique em Ativar bloqueio e limpeza.

- Reproduzir som: faz o smartphone tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou de vibração.

- Proteger dispositivo: bloqueia o smartphone com seu PIN, padrão ou senha. Caso você não tenha um bloqueio, é possível configurar um. Para ajudar uma pessoa a devolver o smartphone para você, adicione uma mensagem ou um número de telefone à tela de bloqueio.

- Limpar dispositivo: exclui permanentemente todos os dados do seu smartphone, mas não exclui os dados dos cartões SD. Depois que você limpar o smartphone, o Encontre Meu Dispositivo deixará de funcionar nele.
Importante: se você encontrar seu smartphone após a limpeza, provavelmente precisará da senha da sua Conta do Google para usá-lo novamente. Saiba mais sobre a proteção para dispositivo.

IOS***

Caso você perca o iPhone ou acredite que ele possa ter sido roubado, use o recurso Buscar e proteja seus dados.

Procure o dispositivo em um mapa

Para encontrar o dispositivo, inicie sessão em iCloud.com/find. Você também pode usar o app Buscar em outro dispositivo Apple que tem.

Se o iPhone, iPad ou iPod touch não aparecer na lista de dispositivos, significará que o recurso Buscar não está ativado. No entanto, você ainda poderá proteger sua conta.

Marcar como Perdido

Ao marcar o dispositivo como perdido, ele é bloqueado remotamente com um código de acesso, mantendo suas informações seguras. Essa opção também desativa o Apple Pay no dispositivo perdido. Além disso, você pode exibir uma mensagem personalizada com suas informações de contato no dispositivo perdido.

Marque o dispositivo como perdido.

Informar a perda do dispositivo às autoridades policiais locais

A polícia poderá solicitar o número de série do dispositivo.

Encontre o número de série.

Registrar uma solicitação relacionada a roubo ou perda

Se o iPhone perdido tiver o AppleCare+ com cobertura para perda e roubo, registre uma solicitação para que ele seja substituído.

Registre uma solicitação.

Apagar o dispositivo remotamente

Depois de apagar um dispositivo, não será possível rastrear a localização dele. Portanto, tenha certeza de que não será mais necessário procurá-lo. Se você tiver o AppleCare+ com cobertura para perda e roubo, não apague o iPhone até sua solicitação ser aprovada.

Apague o dispositivo.

Entre em contato com a operadora de celular

Se você perdeu um iPhone ou um iPad com serviço celular, informe a perda do dispositivo à operadora. Peça para a operadora desativar sua conta para evitar chamadas, mensagens de texto e uso de dados. Além disso, se o dispositivo estiver coberto pelo plano da operadora de celular, registre uma solicitação.

Remover o dispositivo perdido da conta

Se você tiver o AppleCare+ com cobertura para perda e roubo, não remova o iPhone perdido da conta até sua solicitação ser aprovada.

Acesse appleid.apple.com para remover o dispositivo perdido da lista de dispositivos confiáveis.

*As informações são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

** As informações são da empresa Google.

*** As informações são da Apple.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.