SÃO LUÍS – O fim de tarde ensolarado e uma noite praticamente sem nuvens, foram propícios para apreciar a superlua rosa, nessa segunda-feira (26). Em São Luís, o fenômeno foi admirado por muitas pessoas, que fizeram registros fotográficos e compartilharam nas redes sociais.
Superlua
O fenômeno da superlua acontece quando a lua atinge seu perigeu, ou seja, quando se aproxima o máximo da Terra. Por isso, seu tamanho aparente acaba mudando.
O ápice do fenômeno foi registrado às 0h33 desta terça-feira (27). A super lua também influenciou no nível da maré.
A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica – uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta. Dessa forma, é possível observar o astro ora mais perto (maior), ora mais distante (menor).
Outro registro em maio
De acordo com a agência espacial americana essa é a primeira das duas superluas previstas para este ano. A outra se aproximará um pouco mais da Terra, e ocorrerá daqui há um mês.
O termo superlua surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia.
Veja algumas fotos do fenômeno, em São Luís:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.