Infestação

Moradores do bairro São Francisco sofrem com invasão de urubus

Animais ficam durante boa parte do dia no topo de prédios residenciais, comerciais e, até mesmo, em antenas de transmissão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
Antena da TV Mirante. (Foto: divulgação)
Antena da TV Mirante. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS – Moradores e pessoas que trabalham nas proximidades de onde estava instalado provisoriamente o mercado do bairro São Francisco reclamam do sofrimento com uma infestação de urubus. As aves são atraídas pelo lixo que ainda é produzido no local.

Mesmo com a reinauguração do novo mercado, situado na rua Raul Azevedo, no bairro São Francisco, em dezembro de 2020, a estrutura provisória que foi montada na rua Seis, do mesmo bairro, ainda segue funcionando, acarretando no acumulo de lixo, o que atrai os urubus para o local.

Entrada do mercado provisório do São Francisco. (Foto: Juvêncio Martins / Grupo Mirante)
Entrada do mercado provisório do São Francisco. (Foto: Juvêncio Martins / Grupo Mirante)

Prédios residenciais e comerciais nas proximidades da rua Seis, onde foi instalado um contêiner de lixo, ao lado do mercado provisório, durante boa parte do dia ficam cheios das aves, causando incômodo a quem trabalha ou mora na região.

Em nota, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema causado pelo acúmulo de lixo durante o funcionamento da feira do São Francisco.

Veja a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa que medidas estão sendo tomadas para sanar toda a problemática causada pelo acúmulo de lixo durante o funcionamento da feira do São Francisco, que está acontecendo no local de forma provisória.

Sobre o contêiner de lixo responsável por atrair urubus para o local, a Semapa esclarece que o equipamento já foi retirado e que a limpeza do espaço segue sendo feita diariamente, mas que é imprescindível a colaboração da comunidade e feirantes para manter evitar os transtornos causados a partir do descarte incorreto de resíduos, tanto no espaço onde acontece a feira quanto em terrenos baldios.

Quanto aos outros pontos de descarte incorreto existentes pelo bairro, que também podem estar contribuindo para a presença das aves em grande quantidade pela região, medidas administrativas estão sendo tomadas pela Blitz Urbana e pelo Comitê Gestor de Limpeza de São Luís.

Por fim, a Semapa esclarece que a feira provisória continuará funcionando enquanto os reparos necessários no novo mercado, entregue em dezembro, estiverem em execução. Os reparos acrescidos foram necessários em razão de problemas verificados pela atual gestão.

Urubus em estrutura do mercado provisório do São Francisco. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)
Urubus em estrutura do mercado provisório do São Francisco. (Foto: Adriano Soares / Imirante.com)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.