Em São Luís

Governo retoma sistema de testagem drive-thru para a Covid-19

A ação é voltada para idosos e gestantes com o objetivo de intensificar o trabalho de prevenção ao novo coronavírus no Maranhão.

Imirante.com, com informações do Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
O atendimento acontece, das 8h às 16h. no estacionamento do Parque do Rangedor, no bairro Calhau, em São Luís.
O atendimento acontece, das 8h às 16h. no estacionamento do Parque do Rangedor, no bairro Calhau, em São Luís. ( Foto: Reprodução / TV Mirante)

SÃO LUÍS - O Governo do Estado começou, nesta quarta-feira (20), a disponibilizar novamente o sistema drive-thru de testagem para o novo coronavírus (Covid-19). A ação é voltada para idosos e gestantes com o objetivo de intensificar o trabalho de prevenção ao novo coronavírus no Maranhão. O atendimento acontece, das 8h às 16h. no estacionamento do Parque do Rangedor, no bairro Calhau, em São Luís.

Leia tabmém:

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís: o que você precisa saber

Centro Municipal de Vacinação funcionará no Multicenter Sebrae em São Luís

Para realizar o teste do novo conravírus (Covid-19), é preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas devem apresentar também o cartão da gestante ou exame.

“Estamos acompanhando, junto à SES e ao Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), o cenário da pandemia, para atuarmos sempre de forma preventiva e rápida. O drive-thru é uma estratégia que usamos em outras três oportunidades que deu um resultado muito satisfatório, principalmente na detecção precoce de casos”, informou Marcos Grande, presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Foram disponibilizadas três tendas, com a participação de 30 profissionais de saúde por dia. O público-alvo desta edição contempla idosos acima de 60 anos e gestantes. Pessoas que já testaram em drives anteriores não estão impedidas de testar novamente.

“No ano passado, alcançamos um público que era o que a gente esperava. Já são mais de 24 mil testagens. Esse ano não será diferente. É uma nova busca, uma nova pesquisa, para saber se a pessoa já teve contato com o vírus. Sabemos que dezembro foi um mês de aglomeração, de festas, e apesar de ser um público que está mais em casa no isolamento, podem estar tendo contato com pessoas que estão saindo de casa regularmente”, destacou a coordenadora do serviço, Lícia Dourado Trinta.

O sistema de drive-thru foi ofertado à comunidade em três edições no ano passado: em setembro na capital maranhense, depois em Imperatriz e novamente em São Luís. De acordo com levantamento, nas três edições, foram testadas 22.571 pessoas, sendo que 18.144 testaram negativo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.