Previsão do Tempo

Instituto de Meteorologia emite alertas de chuvas intensas para o Maranhão

Em casos de temporais, evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Imirante.com

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A previsão para o estado é que tenha o volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
A previsão para o estado é que tenha o volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). (Foto: Paulo Soares/O Estado)

SÃO LUÍS - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (4), alerta laranja de perigo e alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para o Maranhão, com ventos fortes e risco de alagamentos. O alerta laranja indica perigo de fortes chuva. A previsão para o estado é que tenha o volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta amarelo indica perigo potencial de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em casos de temporais, evite enfrentar o mau tempo, observe alteração nas encostas, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Veja as recomendações

Em caso de rajadas de vento - não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Para mais informações, o Inmet disponibiliza o número da Defesa Civil (telefone 199) e do Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Vai pegar a estrada? Veja alguns cuidados que devem ser tomados

Pneus e limpadores de para-brisa em bom estado

O veículo só deverá trafegar com pneus em bom estado, pois os sulcos e os "biscoitos" do mesmo é que fazem a retirada da água do asfalto e lançam para as laterais. Em bom estado, determinados pneus conseguem retirar do leito de rolamento até 3L de água por segundo. Sem essa borracha o veículo pode aquaplanar e se envolver em acidente. Os limpadores do para-brisa devem estar em perfeito funcionamento, sem atrapalhar a visão do condutor.

Faróis acesos

Sob chuva é imprescindível manter os faróis acessos. Trafegar com eles acionados, em qualquer circunstância, é uma recomendação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) (mas ainda não é lei).

Reduzir a velocidade

A velocidade segura para dirigir com pista molhada é de 60 km/h. E se a chuva ficar muito intensa então é melhor parar o veículo e esperar o tempo melhorar.

Manter distância regulamentar do outro veículo

Uma das maiores causas de acidentes é dirigir muito próximo de outro veículo, o que pode provocar colisão traseira ou saída de pista. Com a pista molhada o perigo aumenta, pois o veículo perde aderência.

Uso do alerta

Muitos condutores tem dúvida se o uso do alerta sob chuva é certo ou errado. Tudo que venha ajudar a evitar acidentes é certo. O que pode favorecer a ocorrência de acidentes é errado, por isso que não é recomendado o uso do alerta sob chuva, pois os outros condutores não saberão a manobra que o veículo à frente vai tomar. O alerta é um dispositivo para ser usado quando o veículo está parado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.