Área urbana

De janeiro a setembro deste ano 71 cobras já foram capturadas na Grande São Luís

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), as capturas de cobras acontecem com mais frequência em casas que acumulam entulhos e que têm vegetação no entorno.

Divulgação / SSP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Captura de cobra registrada no bairro Bequimão, em São Luís.
Captura de cobra registrada no bairro Bequimão, em São Luís. (Foto: divulgação / SSP-MA)

SÃO LUÍS - Com a chegada do período de altas nas temperaturas em São Luís, o registro de serpentes capturadas na área urbana tem se tornado comum. Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) demonstram que, de janeiro a setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foi acionado para capturar 71 cobras em toda região metropolitana de São Luís.

Leia também:

Cobra jiboia é capturada em condomínio no bairro do Bequimão, em São Luís

VÍDEO: cobra sucuri é resgatada por PRF e Bombeiros na BR-316, em Santa Inês​

Segundo o Corpo de Bombeiros, a justificativa para o registro de cobras na área urbana da capital maranhense e Região Metropolitana, está nas altas temperaturas e no desmatamento do habitat natural desses animais, fazendo com que migrem para outros espaços.

De acordo com as ocorrências, as capturas de cobras acontecem com mais frequência em casas que acumulam entulhos e que têm vegetação no entorno. Os restos de materiais como madeiras, telhas e tijolos favorecem a proliferação de animais como os ratos e baratas, que são os alimentos das cobras.

O Corpo de Bombeiros é o responsável pela captura correta e a soltura imediata em local apropriado desses animais silvestres, que geralmente são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) evitando acidentes às pessoas e protegendo as espécies.

A principal cobra nativa encontrada na grande ilha é a jiboia. A orientação é que as pessoas não se aproximem, cutuquem e nem matem esses animais ao encontrá-los em ambientes urbanos. Ao avistar uma cobra, é preciso isolar a área, retirar crianças e animais de estimação e acionar os bombeiros.

Nos primeiros 15 dias de outubro de 2020, quatro cobras foram capturas em bairros da grande São Luís segundo o Ciops, as ocorrências foram registradas nos bairros do Altos do Calhau, Parque Jair, Bom Jardim e Anil. Nesses casos, a recomendação é não tentar capturar o animal e não machucá-lo. Deve-se comunicar imediatamente o Ciops pelo 190 que irá acionar uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.