Crise da Covid-19

Pequenas empresas apostam em presença digital em meio à crise

Mudanças para se adaptar ao momento podem representar uma vantagem no futuro, diz Sebrae.

Divulgação/Sebrae

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A empresária Adilza Mona de Andrade destaca que tem conseguido burlar a crise ao ampliar os canais de vendas online de sua empresa de óleos essenciais e aromoterapia.
A empresária Adilza Mona de Andrade destaca que tem conseguido burlar a crise ao ampliar os canais de vendas online de sua empresa de óleos essenciais e aromoterapia. (Foto: Divulgação/Sebrae)

SÃO LUÍS - Em um cenário de muitas incertezas, em virtude do avanço da pandemia do novo coronavírus no estado, os donos de pequenos negócios buscam novas estratégias para minimizar os prejuízos. Entre os setores mais afetados estão os que funcionam de portas abertas e dependem da circulação de pessoas – os ditos serviços não essenciais, que por decreto governamental não foram liderados para funcionar. Para continuarem se mantendo e pagando os compromissos, os empreendedores tiveram que usar de criatividade, buscar estratégias assertivas, serem ágeis e visionários.

Pensando nessas quatro habilidades, o Sebrae no Maranhão coloca no ar, semanalmente, séries digitais no seu perfil do Instagram (@sebraemaranhao) e no Portal sebrae.com.br. A proposta é estimular os donos de pequenos negócios a pensarem em como podem aproveitar o período da quarentena e equacionar seus negócios.

“No Brasil, 98% dos empreendimentos são micro e pequenas empresas. Portanto, é importante que tenham acesso às informações necessárias para o enfrentamento da crise e aproveitamento das oportunidades existentes. Por isso, estamos nos empenhando ao máximo com nossas equipes para apoiar o segmento mais do que nunca, nesse tempo de coronavírus”, declara o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho, que destaca o atendimento remoto do Sebrae.

“Hoje, nós também tivemos que nos adaptar como empresa a esse momento de isolamento. Mas nossas equipes estão trabalhando muito para orientar, de maneira remota e por meio dos nossos canais digitais, os empreendedores maranhenses, ofertando o máximo de conteúdos e informações que possam contribuir para repensarem seus negócios, ajustarem as arestas, planejarem melhor suas ações e buscarem alternativas criativas e assertivas para sobreviverem em meio a essa pandemia mundial. Cremos que o período do isolamento pode ser usado para se aprender coisas novas e pensar minuciosamente em um futuro que não está distante, porque em breve voltaremos à rotina”, acredita o executivo.

Para a gerente de Soluções Empresariais do Sebrae, Keila Pontes, a percepção do que pode fazer e quais alternativas pode usar em momentos de crise, devem ser rápidas por parte do empreendedor. “Quanto mais o tempo passa, menos entra receita na empresa para pagar fornecedores, contas mensais, funcionários e outros compromissos. O importante é buscar o que seja mais viável e que não desrespeite os decretos governamentais, já que o cerco se apertou junto aos estabelecimentos que são proibidos de abrir as portas durante a quarentena. A criatividade, também, é uma mola propulsora que pode gerar lucros surpreendentes nesse período e os colaboradores podem ajudar muito, dando ideias viáveis e criativas”, aponta a gerente.

Burlando a crise

Encontrar alternativas para fugir da crise pode não ser fácil para alguns, mas milhares de empreendedores brasileiros estão conseguindo caminhar fazendo uso da presença digital aliada ao delivery, estratégia que une ferramentas diversas e um serviço que possibilita vendas sem contato físico. A empresária e aromoterapeuta clínica, Adilza Mona de Andrade, diz estar burlado a crise exatamente assim.

Dona de uma pequena indústria de perfumes ambientais e envase de óleos essenciais em Teresina (PI), Mona – como é mais conhecida pelos clientes, possui um ponto físico da Cheiros & Delírius Aromoterapia em um shopping center de São Luís e garante que, apesar de estarem com volume menor, as vendas não pararam. Como estratégia, a empresária utilizou meios digitais – email marketing, site, redes sociais da empresa e o próprio WhatsApp – para informar aos clientes que, durante a quarentena, a loja está atendendo por encomenda.

“Enviamos uma mensagem para mais de mil clientes de São Luís e a estratégia tem dado muito certo”, destaca Mona, ao comentar que muitos clientes usam os óleos essenciais para tratamento de saúde, outros porque querem manter seus ambientes agradavelmente perfumados, mesmo em tempos de quarentena, usufruindo dos benefícios que a aromoterapia proporciona.

“Então, como as vendas não pararam e querendo preservar a saúde de nossos clientes, contratamos um motorista para buscar na loja as encomendas separadas por uma de nossas funcionárias e fazer as entregas domiciliares. Tudo com as devidas orientações de segurança das autoridades de saúde. A loja não está aberta ao público por decreto do governo estadual, mas funcionamos internamente, em regime de plantão, apenas para entregas por encomenda e via delivery. Não temos nem contato físico com o cliente, porque o pagamento é todo efetuado por meio eletrônico, pelo site da loja ou por transferência bancária”, informa a empresária, enfatizando que a crise sanitária foi uma oportunidade de fortalecer a marca no digital, reforçando mais uma frente de vendas de seus produtos.

Doces e sobremesas

A jovem empreendedora individual (MEI), Ana Luiza Moura (Lu Petit), também fortaleceu a sua presença no digital. Em fevereiro, fechou o quiosque em um dos shoppings centers da cidade e resolveu apostar mais no marketing direto, nas redes sociais e visitas a empreendimentos para revenda dos brownies, carro-chefe da empresa que, agora, também produz guloseimas diversas, como sobremesas e docinhos.

“Com o isolamento social, pensando no bem estar do nosso cliente, resolvemos fazer as entregas via delivery e me cadastrei em uma empresa reconhecida nacionalmente que presta serviços de entrega. Dessa forma, além de ser seguro para nós como empresa, é seguro para os nossos clientes também”, destaca a MEI que, além do delivery faz entregas de encomendas em casa, caso o cliente assim desejar. “Mantemos também nosso cartão fidelidade: a cada dez compras, o cliente ganha descontos”, comenta Ana Luíza.

WhatsApp Business

Para quem quer ampliar a sua presença digital, o próprio celular pode ajudar nesse período de crise. Uma das ferramentas indicadas pelo Sebrae é o WhatsApp Business, onde o empresário realiza vendas, tem o feedback direto do cliente, tudo de maneira remota e segura. Saiba mais em bit.ly/2QI5Gjo.

Nas plataformas e canais digitais do Sebrae, o empreendedor fica por dentro de mais ferramentas, dicas e informações importantes para manter o seu negócio funcionando, apesar dos impactos da crise provocada pelo novo Coronavírus. A gerente de Soluções Empresariais do Sebrae no Maranhão lembra aos donos de negócio que os clientes existem e continuam tendo a necessidade de comprar, mas devido às novas circunstâncias, não estão indo fisicamente ao estabelecimento ou não estão indo com a mesma frequência – isso para as empresas que continuam de portas abertas por serem serviços essenciais.

“A adaptação ao cenário de crise pode representar vantagens no futuro e a oportunidade de tornar constantes práticas muito positivas para os negócios, como a presença digital, novas formas de entrega de produtos, revisão contínua de custos, análise diária do fluxo de caixa e cuidados sanitários dos colaboradores. Toda crise gera mudanças e é preciso enxergar novas possibilidades para aproveitar o momento, sem deixar de fazer prospecção e fidelização do cliente. Um bom cadastro, se bem usado, gera negócios”, indica Keila Pontes.

Se o empreendedor quiser entrar em contato com o Sebrae para mais orientações, pode acessar os analistas da instituição pelo canal Fale com Especialista, por meio do Portal sebrae.com.br. Para agendar consultorias on-line gratuitas basta ligar na central de relacionamento 0800 570 0800 ou contatar via WhatsApp (98) 99991 2335. Estão disponíveis consultorias online nas áreas de Finanças, Marketing e Vendas, Direito Trabalhista, MEI e escuta diagnóstica para tirar dúvidas gerais sobre gestão empresarial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.