Desempenho

Escolas particulares são destaque no Enem 2018

Das 100 melhores colocadas, apenas 9 são públicas.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
(Foto: divulgação)
(Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Das 100 escolas mais bem colocadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 13 são do Nordeste. O governo deixou de apresentar os resultados por escola em 2016, mas com base nos dados divulgados pelo MEC (MInistério da Educação) é possível calcular a nota média e tabular o desempenho das instituições na principal porta de entrada para a universidade pública no país.

No Maranhão, as cinco escolas que obtiveram maiores notas são da rede privada. O cálculo é feito considerando os resultados nas cinco áreas do conhecimento
que compõem o exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação). Somando-se a nota média do grupo de alunos de cada escola nas provas objetivas ao resultado da redação e dividindo-se pelas cinco áreas, obtém-se a nota média geral.

(Foto: divulgação).
(Foto: divulgação).

No topo da lista das 5 escolas com melhor pontuação está o Crescimento (680,68). Se considerada apenas a nota em redação, a escola possui o melhor desempenho entre as mais bem colocadas de São Luís (812,96). Critério de eliminação no SISU, a redação é a prova que mais distancia as rede pública da privada. Das 100 escolas de destaque, apenas 9 são da rede pública de ensino, e todas federais, colégios de aplicação ou militares.

(Foto: divulgação).
(Foto: divulgação).

Pela análise da diretora geral da Escola Crescimento, Luiza Bacelar, o melhor desempenho das escolas particulares é reflexo do investimento em capacitação continuada dos professores e da busca constante por novas plataformas de aprendizagem, que tornem o ensino mais atraente e dinâmico. “Estamos colhendo os frutos de um trabalho desenvolvido ao longo de toda educação básica, onde são iniciados os processos de aprendizagem até a culminância no ensino médio, onde é intensificado e estimulado desenvolvimento de competências e habilidades”, enfatizou Luiza Bacelar.

Em um vídeo, o professor Carlos Eduardo Pereira explica como é feito o cálculo da nota média geral no Enem e qual a importância deste parâmetro para os pais avaliarem a qualidade do ensino, assim como terem as notas como referência para a escolha da escola.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.